Um laboratório é um lugar que oferece diversos riscos para as pessoas que ali trabalham, pois abriga agentes químicos e biológicos que podem ser nocivos. Por isso, é vital ensinar quem trabalha nesses locais a se proteger. E a SIPAT é o momento ideal para isso.
Quais são as regras de segurança em laboratório?
As regras de segurança em um laboratório incluem o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como óculos, jalecos e sapatos próprios. Ademais, podemos citar:
- conhecimento sobre os materiais e procedimentos;
- treino regular;
- rotulagem e armazenamento correto;
- plano de emergência;
- limpeza e ordem.
Vale lembrar que essas regras devem ser seguidas pelos trabalhadores, os quais devem receber instrução e supervisão. Aliás, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um evento no qual esse assunto deve ser abordado de forma mais profunda.
Qual é a NR que fala da SIPAT?
A Norma Regulamentadora (NR) 5 dispõe sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e também prevê a realização da SIPAT. Nessa semana, as empresas devem ensinar seus colaboradores sobre a importância de se cuidar durante o serviço.
Além disso, também devem conscientizá-los sobre como se manter seguros é missão de cada um. Afinal, não adianta a empresa oferecer os materiais e o ensino se a própria pessoa não aplicar esse saber na prática.
Quais ações para segurança em laboratório podem ser desenvolvidas durante a SIPAT?
Dentre as ações para segurança em laboratório possíveis de se trabalhar na SIPAT estão palestras com médicos e outros profissionais da saúde do trabalho, bem como:
- dinâmicas de grupo mais lúdicas para prender a atenção dos participantes;
- vídeos educativos;
- ensino prático do uso dos EPIs;
- simulações e treinos para emergências, e várias outras.
O ideal é mesclar essas ações de modo a abordar a parte técnica, mas sem deixar tudo muito chato ou tedioso. Por exemplo, fazer uma palestra, em seguida, uma dinâmicas de grupo, depois mostrar um vídeo e assim por diante.
Dessa forma, dá para tratar de tudo o que é importante, mas sem entediar as pessoas. Sem contar que, de fato, é mais fácil entender o conteúdo quanto o método é mais divertido.
Quais empresas devem fazer a SIPAT?
Segundo a NR 5, as empresas com mais de 20 empregados e que contem com uma CIPA devem fazer a SIPAT todo ano. Assim, a empresa pode optar pela melhor hora para fazer o evento. Isto é, não há uma data fixa ou obrigatória.
Vale lembrar que a semana dedicada à prevenção de acidentes é mais do que uma mera forma de se livrar de problemas legais. A saber, segundo um estudo do INSS, a saúde é um dos principais motivos do afastamento do trabalho.
Portanto, ao aplicar medidas de prevenção e ensinar os trabalhadores a se cuidar para não se ferir ou adoecer, também se previne a perda de mão de obra. Afinal, segundo esse estudo, 40 mil dias de trabalho forma perdidos entre 2012 e 2018 por motivo de saúde.
Super SIPAT
Por mais que seja um evento complexo, existem maneiras de executá-lo de maneira eficaz. Assim, você precisa buscar a ajuda, a parceria ideal. É aí que surge a Super SIPAT.
Essa é uma empresa que está no mercado há muito tempo e já auxiliou diversos parceiros. Dessa forma, conta com uma equipe de profissionais qualificados para abordar conteúdos sobre segurança e saúde.
Além de palestras tradicionais, a Super SIPAT oferece peças de teatro, dinâmicas e oficinas temáticas. Então, não perca tempo e entre já em contato.