Queda Segura: Prevenção e Cuidados em Caso de Queda da Própria Altura

Queda Segura: Prevenção e Cuidados em Caso de Queda da Própria Altura

A CID queda da própria altura ajuda a precaver acidentes próximo ao chão, que esteja relacionado a falta de segurança ou atenção. Desse modo, toda empresa deve conhecer o tema e saber como aplicá-lo para a maior proteção de todos. 

O que é CID queda da própria altura?

A CID queda da própria altura é a Classificação Internacional de Doenças que, nesse caso, se relaciona com a lesão resultante de uma altura baixa. Ou seja, tropeços, quedas, escorregões e mais. 

Essas situações são classificadas como “W00 a W19 – Quedas”. Assim, o começo de cada um desses termos possuem números diversos que possuem relação com uma situação. Mas, para que isso fique mais claro, veja de forma detalhada:

  • tombo em mesmo nível causado por escorregada ou tropeço: W00;
  • queda em mesmo nível resultante da colisão com outra pessoa: W01;
  • declínio que não possui nível especifico: W18;
  • quedas na mesma altura: W03.

É essencial saber que esses termos são muito utilizados por profissionais de saúde e segurança do trabalho. Afinal, com eles, fica mais fácil registrar uma situação específica.  

Queda Segura: Prevenção e Cuidados em Caso de Queda da Própria Altura
CID queda da própria altura ajuda a executar uma ação rápida e eficiente.

Quais cuidados tomar em caso de CID queda da própria altura?

Em caso de CID queda da própria altura, o primeiro passo é ver se a pessoa tem alguma lesão exposta. Inclusive, vale ressaltar que em suspeita de lesões graves, como fratura, ela não pode ser movida. Além disso, tomar algumas ações, como:

  • oferecer ajuda para ela se levantar;
  • aplicar gelo de forma imediata;
  • mantê-la em observação;
  • buscar ajuda medica.

Todos os pontos cuidados basilares quando ocorre uma queda. Logo, é essencial que todo time em uma empresa, saiba deles. Isso porque, caso ocorra uma queda, cada um saberá como agir. 

Como se prevenir?

Uma forma de prevenir é criando ambientes seguros. Ou seja, tente deixar sempre o espaço livre, limpo, seco e bem iluminado. Desse modo, você vai conseguir evitar acidentes. Além disso, é essencial:

  • instalar barras de apoio;
  • fazer uma calçada adequada;
  • remover objetos perigosos;
  • investir em tapete antiderrapante.

É interessante mostrar ao time como usar a escada de forma segura. Isso porque, na rotina, muitas pessoas passam por ela com muita pressa e acabam negligenciando a sua segurança. Mas, isso não é algo viável. 

Quando um acidente acontece, ele afeta toda a linha de produção. Desse modo, a intenção de subir os degraus rápido para poupar tempo, pode acabar gerando o efeito contrário. 

A SIPAT pode ajudar a CID?

Conhecida como Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a SIPAT digital ou física, é o momento ideal para falar sobre esse tipo de CID. Afinal, nela, você deve abordar temas que estejam ligados a segurança no trabalho. 

Conte com a Super SIPAT para palestrar na sua firma e educar os funcionários sobre as quedas em alturas e como preveni-las. Além disso, a empresa tem o papel de mostrar de forma dinâmica que a saúde do trabalhador precisa de atenção.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT