As atividades de coordenação motora envolvem o uso dos músculos, nervos e sistemas sensoriais para realizar tarefas de forma eficiente e precisa. Assim, elas podem ser tanto praticadas por meio de exercícios simples quanto complexos.
Por que fazer atividades de coordenação motora na SIPAT?
Em primeiro lugar, porque as atividades de coordenação motora ajudam os membros do time a realizar as tarefas diárias de forma mais segura. Dessa forma, elas ajudam a reduzir os riscos de acidentes de trabalho. Com isso, há mais saúde e bem-estar.
Isto é, ao melhorar ou refinar as capacidades motoras, há um maior domínio no uso de ferramentas e equipamentos. Isso, por sua vez, evita erros e também lesões que possam surgir destes mesmos erros. Assim, é uma ação de prevenção de acidentes de trabalho.
Além disso, essas práticas, de modo geral, envolvem exercícios que podem ser de leves a moderados. Desse modo, elas podem ajudar a liberar endorfina e isso tanto é útil para melhorar o humor, quanto para reduzir o estresse.
Como fazer atividades de coordenação motora na SIPAT?
Uma das principais dicas para fazer atividades de coordenação motora na SIPAT é planejar. Isto é, pensar em várias práticas que envolvam vários tipos de habilidades motoras. Ou seja , isso pode incluir tanto correr e pular corda, quanto jogos de tabuleiro.
O ideal é que elas sejam adaptáveis para atender às várias faixas etárias e perfis. Isto é, que ofereça opções mais simples para iniciantes e desafios extras para aqueles com mais destreza. Além disso, no evento em si, é crucial ter:
- foco na segurança;
- informações claras;
- supervisão das atividades.
Se for possível, use recursos visuais que ajudem a mostrar como fazer as técnicas. Por fim, crie um momento onde possam conversar e falar sobre como isso pode ser útil em suas vidas tanto no trabalho quanto fora dele.

Exemplos de atividades
Algumas atividades motoras incluem práticas simples como ficar de pé em um pé só, andar sobre uma linha reta. Assim, entre as técnicas muito simples que ajudam a melhorar o manuseio de objetos estão:
- lançar, pegar ou chutar uma bola;
- montar quebra-cabeças;
- empilhar blocos;
- montar objetos pequenos com as mãos.
A destreza manual inclui ainda, amarrar cadarços, abotoar botões, desenhar ou pintar e recortar papel. Assim, estes são alguns exemplos de práticas que ajudam a melhorar a coordenação motora.
A Super SIPAT é líder no mercado de teatro e palestra e conta com uma equipe qualificada para realizar eventos de forma leve e didática na sua empresa, entre em contato.