As doenças psicossomáticas são um mal que afeta muitas pessoas. Segundo a OMS, mais de 1 bilhão no mundo têm algum tipo de doença emocional. Assim, é importante falar desse assunto no trabalho, uma vez que as pessoas passam muito tempo nesse ambiente.
O que são doenças psicossomáticas?
Doenças psicossomáticas são condições de saúde cuja causa é emocional, mas os sintomas são físicos. Dentre os sintomas mais comuns estão:
- dor;
- falta de ar;
- tremores;
- diarreia;
- suor em excesso;
- palpitação no coração, etc.
Todos esses sintomas não têm uma raiz em outra doença física, ou seja, tudo está ligado apenas à mente. Dessa maneira, as pessoas que sofrem desses males podem fazer várias consultas ao médico sem achar uma causa para eles.
Esse mal-estar tem relação com ansiedade, depressão, e outras doenças emocionais, porque o estresse afeta a atividade nervosa do cérebro e os níveis hormonais no sangue.
Como o ambiente de trabalho influencia esse quadro?
O ambiente de trabalho pode ter um papel importante no desenvolvimento de doenças emocionais. Isso porque fatores como estresse, pressão, conflitos entre pessoas e cargas grandes de trabalho podem ajudar essas condições a surgir.
Quando as pessoas passam por situações de desafio emocional ou se sentem sobrecarregados, seus corpos podem reagir com sintomas físicos, mesmo que não haja uma causa orgânica por trás.
Por isso, é vital ensinar as pessoas a cultivar um ambiente leve e saudável no trabalho. Afinal, quanto menos pressão e mais harmonia houver, menos estresse e tudo o que vem com ele haverá no local onde passamos boa parte do dia.
Como abordar o tema de doenças psicossomáticas na SIPAT?
Para abordar o tema das doenças psicossomáticas na SIPAT, é possível fazer palestras educacionais, além de:
- mostrar vídeos sobre o tema;
- levar profissionais de saúde que expliquem o assunto;
- incentivar uma cultura de harmonia e prevenção de doenças emocionais;
- fazer dinâmicas de grupo para quebrar o gelo e aproximar as pessoas.
Esse evento pode ser mais do que apenas para prevenir acidentes físicos ou ensinar a usar EPIs da forma correta. Isso porque os males mentais podem ser tão nocivos para a saúde e a eficácia no trabalho quanto os físicos.
Importância da SIPAT para empresas e colaboradores

Além das doenças emocionais, outros problemas podem ser evitados com conversa e treino. Nesse sentido, a SIPAT pode ser de grande ajuda, pois é um evento onde tudo isso pode ser abordado.
Vale lembrar que empresas com mais de 20 colaboradores, com uma CIPA são obrigadas a fazer o evento. Mas também é bom reforçar que isso não é bom só para os trabalhadores, mas também para o negócio, que não sofre com afastamentos por motivo de saúde.
A Super SIPAT atua com teatros e palestras em pequenas ou grandes empresas. Além disso, a equipe dispõe de som e cenário para a SIPAT presencial ou virtual.