A fibromialgia não é muito conhecida, assim as pessoas podem ter essa condição que afeta o bem-estar e não saber que tem. Ou seja, pode ocorrer o diagnóstico errado ou mesmo não procurar um médico devido a falta de informação.
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença crônica ou síndrome que causa dores pelo corpo, além disso quem tem o quadro tem a sensação de dores aumentada. Ou seja, há vários lugares em que a pessoa sente dor e podem aparecer outros sintomas, por exemplo:
- fadiga;
- perda da memória, concentração e do sono;
- ansiedade;
- depressão;
- tontura;
- formigamentos;
- dor de cabeça;
- problemas no intestino.
Ainda não existe uma causa que explique essa doença, porém ela aparece muito em mulheres com idade entre 30 e 55 anos. Mas, pode aparecer em outras pessoas, como homens e durante a adolescência, ou mesmo em crianças.
Ocorre uma perda da qualidade de vida e bem-estar da pessoa que possui essa doença, pois afeta a rotina e as atividades. Porém, há tratamentos que ajudam a melhorar e conviver com essa síndrome, como medicamentos e atividade física.
Diagnóstico da doença
Essa doença é diagnosticada com exames de sangue, por exemplo, hemograma e avaliação da função da tireoide. Além disso, é preciso fazer uma avaliação clínica por um médico especialista que fará o diagnóstico com outros exames.
Quais informações podem ser faladas durante a SIPAT sobre a fibromialgia?
Durante a SIPAT de 2024 dá para falar sobre a importância do diagnóstico da fibromialgia, quanto antes for realizado melhor. Além disso, o palestrante pode falar sobre os seguintes pontos ligados à doença:
- quais são os sintomas;
- o tratamento;
- onde procurar ajuda médica;
- qual o médico especialista que faz o diagnóstico;
- exames que ajudam a saber se tem ou não a condição;
- como lidar com as dores constantes;
- quem pode ter e o que causa a doença;
- como manter a saúde e qualidade de vida no trabalho;
- onde as dores atingem o corpo.
Conhecer as principais informações ajudam a quem tem a doença procurar ajuda médica para começar o tratamento. Ou seja, a falta de conhecimento faz a pessoa não ter ideia do que pode ter e tomar remédios por conta própria de maneira errada.
Palestra nas empresas sobre o tema
As empresas podem realizar palestras sobre o tema durante a SIPAT, para isso podem contar com a experiência e qualidade da Super SIPAT. Ou seja, contratar palestrantes experientes que sabem como fazer ótimas apresentações e ensinar para qualquer pessoa.