A yoga no trabalho deve ser uma prática adotada de modo gradual. Aliás, são muitas as vantagens que esses exercícios trazem às pessoas por meio de uma respiração consciente. Assim, a empresa ajuda no bem-estar com essa ação de ginástica laboral.
O que é yoga?
Yoga é uma prática que significa conexão entre o corpo a mente e o espírito. Desse modo, por meio de exercícios para o corpo e de meditação, ela promete o bem-estar de quem a pratica. Portanto, veja como essa atividade funciona para alcançar esses objetivos.
Como essa prática atua no corpo e na mente?
Na yoga o recurso principal é a respiração, que está ligada ao sistema nervoso. Então, por meio dela, o corpo estimula esse sistema ou atinge o relaxamento em casos de ansiedade ou estresse.
Quais os benefícios da yoga no trabalho?
O local de trabalho pode ser visto, por vezes, como estressante. Isso se dá pela pressão das tarefas do dia a dia. Logo, veja alguns benefícios dessa prática e se convença de uma vez por todas a adotá-la:
- Diminui os níveis de estresse, bem como, aumenta a sensação de bem-estar;
- Aumenta a produtividade;
- Alivia as dores pelo corpo;
- Por fim, promove o trabalho colaborativo.
Ao incentivar a equipe a praticar a yoga, você fará com que ela trabalhe mais feliz e relaxada. Assim, com certeza o desempenho será melhor do que o esperado e todos passam a ganhar.
O que faz da yoga uma ferramenta tão eficaz?
A essência da yoga está no trabalho de concentração promovido pelos exercícios corporais, de meditação e de respiração. Portanto, ela é uma ação tão incentivada por muitos profissionais de saúde.
Algumas posições de yoga para fazer no trabalho
Aprenda agora algumas posições de yoga que irão melhorar a vida das pessoas. Então, comprove o quanto vale a pena aplicar essa atividade tão importante em sua empresa com seu time:
- Torção na cadeira: sentado com a coluna reta gire o tronco de um lado para outro;
- Retroflexão: com os braços para trás, entrelace os dedos e jogue a cabeça para trás;
- Saudação para cima: sentado, force os pés para o chão e erga os braços para cima.
Assista agora a um vídeo com detalhes sobre outras posições de yoga e veja que não há nenhum movimento muito difícil. Portanto, aproveite o momento e tente praticar aí mesmo onde você está.
Pense em roupas adequadas para a prática do Yoga no trabalho
Vale lembrar que essa atividade requer roupas mais leves e confortáveis. Porém, em muitas empresas é preciso usar uniforme. Logo, você deve adaptar os exercícios para a sua realidade e limitações.
10 práticas para aplicar a yoga no trabalho
Veja 10 dicas de como você pode aplicar a yoga no trabalho. Afinal, implantar novos hábitos nesse local não é uma tarefa fácil. Então, pode começar com as ações indicadas a seguir:
- Reserve um tempo exclusivo para a prática da yoga;
- Crie um local acolhedor para os exercícios;
- Incentive os colaboradores a participar das aulas;
- Invista em uma equipe profissional a fim de dar qualidade às aulas;
- Promova dinâmicas de grupos após a yoga;
- Mostre os benefícios da yoga aos funcionários;
- Invista em acessórios a fim de tornar as aulas confortáveis;
- Promova uma SIPAT e fale sobre a importância da yoga;
- Faça dessa prática um hábito na empresa;
- Participe das aulas e, então, seja um exemplo para a equipe.
Agora é hora de colocar em prática as dicas que você aprendeu com toda sua equipe. Então, comece aos poucos e peça a opinião dos funcionários a fim de melhorar cada vez mais o local de trabalho.
Super SIPAT no seu evento
Para desenvolver programas de saúde e segurança no trabalho em sua empresa, conte com a Super SIPAT. Afinal, ela possui os melhores profissionais para apoiar e orientar as suas ações.