Ginástica Laboral – O que é, Dicas e 10 exercícios para fazer na sua empresa

Saiba o que é ginástica laboral e qual é a importância dela. Além disso, veja quais são os benefícios de aplicá-la entre a sua equipe e confira também 10 dicas de exercícios ideais para implantar no local de trabalho.

O que é ginástica laboral?

Trata-se de um tipo de ginástica que é feita no local de trabalho e dura pouco tempo, entre 10 e 15 minutos. Desse modo, o objetivo é melhorar a saúde e a vida dos funcionários. Os exercícios usados são:

  • Alongamentos;
  • Respiração;
  • Correção de postura. 

Nesse sentido, servem para evitar doenças e possíveis lesões. Então, aplicar a ginástica laboral é essencial, a fim de promover o máximo de bem-estar.

Importância

Essas práticas são cruciais para que todos na empresa tenham mais qualidade de vida, já que estão expostos a riscos ligados a ergonomia, por exemplo.

Uma equipe que possui problemas de saúde é ruim para todos e pode, de fato, causar prejuízos à organização. Além disso, a firma tem um dever com a saúde dos seus trabalhadores.

Foto: A ginástica laboral pode fazer muito bem a saúde da sua equipe de trabalho

Benefícios desses exercícios

Essas ações trazem bem-estar à equipe como um todo. Desse modo, confira abaixo os prós de aplicar essa prática:

  • Reduz o cansaço;
  • Aumenta o foco;
  • Faz bem para o coração;
  • Evita doenças;
  • Deixa todos mais dispostos.

Quem pode ofertar essas ações são aqueles que atuam em educação física e fisioterapia. Aliás, tudo pode ser feito no local de trabalho, sem que o trabalhador saia do seu lugar.

Técnicas de ginástica laboral

Veja abaixo algumas técnicas usadas pelas empresas, a fim de oferecer esses exercícios aos seus empregados:

  • Preparatória;
  • Compensatória;
  • Relaxamento;
  • Corretiva.

Após implementar a rotina de cada atividade de ginástica laboral, todos vão se sentir dispostos, bem como, mais felizes ao fazer seus deveres do dia a dia.

Exercícios de ginástica laboral

São várias as opções que uma empresa pode oferecer à sua equipe na SIPAT. No entanto, dá para dividir de acordo com suas funções. Então, confira alguns exemplos abaixo:

  1. Alongar os braços;
  2. Elevar as pernas e os pés;
  3. Rotação de tronco;
  4. Alongar o pescoço;
  5. Exercícios para melhorar a circulação;
  6. Alongar o punho;
  7. Flexão de quadril;
  8. Levantar da cadeira várias vezes;
  9. Extensão de peitos e ombros;
  10. Alongar a coluna.

Adicionar outras mudanças no dia a dia pode ser legal. Por exemplo, trocar o elevador pelas escadas ou fazer pausas. Por fim, fazer alguns ajustes na estação de trabalho também são válidos. 

Nesse sentido, mudar o monitor e a cadeira para uma boa postura, de fato, vai deixar o funcionário pronto para enfrentar os desafios do dia a dia.

A Super SIPAT pode mostrar à sua equipe como funciona a prática da ginástica laboral. Além disso, pode também abordar outros assuntos. Assim, clique aqui para saber mais.

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