Riscos Invisíveis: Palestra sobre Radiações Ionizantes e Não Ionizantes

Riscos Invisíveis: Palestra sobre Radiações Ionizantes e Não Ionizantes

Os tipos de radiação ionizante e não ionizante são exemplos de riscos que não dá para ver, mas que exigem total cuidado. Afinal, eles podem afetar de forma direta a saúde humana, por isso, é ideal abordar o tema na sua SIPAT para ficar de acordo com a NR 5.

O que é radiação ionizante e não ionizante?

Radiação ionizante e não ionizante são formas de energia que são capazes de se propagar pelo espaço. Nesse sentido, são tipos de riscos que os nossos olhos não percebem, mas que estão sempre por perto, quando menos se espera.

Diferenças entre os tipos

A diferença entre os tipos de radiação está ligada à energia das radiações e à capacidade de causar ionização nos átomos e moléculas com as quais interagem. Contudo, veja mais adiante detalhes sobre ambas.

Radiação Ionizante

Esse tipo de radiação possui energia capaz de remover elétrons dos átomos e moléculas, que forma íons. Além disso, pode-se destacar os riscos ao corpo humano em seus mais diversos exemplos, como:

  • raios gama;
  • raios x;
  • e partículas alfa.

As partículas beta também são exemplos de radiação capazes de ionizar tecidos e material genético.

Não ionizante

Esse tipo possui menos energia e não é capaz de remover elétrons dos átomos e causam menos danos a tecidos, por exemplo. Mas, vale destacar o tipo de exposição a que os corpos se expõem a todo e qualquer tipo de radiação.

Quais são os riscos?

A exposição à radiação pode causar danos ao seu DNA e aumentar ainda as chances de ter um problema mais sério de saúde, como um câncer, por exemplo.

Do mesmo modo, a exposição a altas doses de radiação durante a gravidez pode resultar em malformações do feto ou aborto espontâneo, em alguns casos.

Riscos Invisíveis: Palestra sobre Radiações Ionizantes e Não Ionizantes
Radiação ionizante e não ionizante são tipos de riscos que você se expõe, mas seus olhos não percebem.

Como abordar o tema radiação ionizante e não ionizante?

Ao abordar o tema radiação ionizante e não ionizante em palestras é ideal adotar uma forma educativa e acessível de falar sobre seus riscos. Nesse sentido, aqui estão algumas dicas de como falar sobre os danos ou riscos invisíveis em sua SIPAT:

  • pesquise bem sobre o tema;
  • busque ajuda;
  • fale sobre os cuidados.

É ideal, além de falar sobre os riscos ao corpo e à saúde, mostrar meios de cuidar para reduzir os danos e os impactos da radiação. Assim, sua equipe fica muito mais segura e confiante em fazer seu papel na empresa.

A Super SIPAT pode te ajudar

Caso precise de apoio na sua SIPAT ou outros eventos corporativos, não deixe de contar com a Super SIPAT, que já ajudou mais de 1000 empresas nessas ações.

Afinal, possui um time pronto para tratar de temas delicados e mantê-los na mente da sua equipe por muito mais tempo.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT