As doenças ocupacionais afetam muitas pessoas ao redor do mundo e é preciso que esse tema seja tratado dentro das empresas. Todavia, promover saúde e segurança no trabalho é a melhor forma de preveni-las, a fim de manter a equipe saudável.
O que são as doenças ocupacionais?
As doenças ocupacionais são as que acontecem por conta de ações no ambiente de trabalho. Estão ligadas tanto aos acidentes, pela falta de uso de EPIs, quanto pelas condições do local como espaços nocivos, por exemplo.
As doenças mais comuns são LER e Dort. Elas têm relação com a inflamação de músculos, tendões, articulações e nervos. Entre elas estão a tendinite e a bursite.
As LER/Dort afetam desde as pessoas que trabalham sentadas até as que fazem o trabalho braçal, pois resultam em várias horas fazendo esforço físico e/ou movimentos repetidos, além da postura errada e falta de EPIs.
Mas há também outros problemas de saúde ligados às condições do trabalho que afetam a visão, audição, causam lesões na pele, na coluna, câncer e muitas outras questões de saúde física e mental.
Pesquisas mostram que mais de 25 mil trabalhadores morreram, no Brasil, em acidentes de trabalho entre 2012 e 2022. Em 2023, iniciou a campanha Abril Verde, a fim de informar sobre a saúde e a segurança do trabalhador.
Como evitar as doenças ocupacionais?
Para evitar as doenças ocupacionais é preciso um esforço conjunto das empresas e suas equipes, a fim de que o ambiente de trabalho seja um local seguro. Algumas medidas práticas podem ser tomadas como:
- manter o diálogo;
- treinar a equipe;
- informar sobre os riscos do trabalho;
- reforçar o uso de EPIs;
- promover pausas no dia a dia;
- seguir a NR17;
- incentivar cuidados com a saúde física e mental.
Promova saúde e segurança no trabalho
A SIPAT é um ótimo momento para promover e informar sobre a saúde, além de trazer temas de palestras de segurança no trabalho. Por isso, é útil realizar uma série de atividades e cursos sobre o assunto.
Há vários temas para abordar sobre o ambiente de trabalho e suas condições e é ideal que a equipe participe da escolha das dinâmicas que a empresa deseja fazer.
A sua firma pode organizar eventos internos, mas para facilitar essa atividade e oferecer uma boa SIPAT para sua equipe, existem empresas peritas no assunto.
Assim, a Super SIPAT te ajuda a promover saúde e segurança no trabalho de forma prática, dinâmica e divertida. São várias formas de abordar os temas em palestras e teatros, em eventos presenciais ou online.