Assédio Moral no Trabalho: O que é e os 5 tipos de assédio moral ( Vertical Descendente, Vertical Ascendente, Organizacional, Misto, Horizontal)

Assédio moral no trabalho

A prática do assédio moral no trabalho é um assunto de extrema importância que precisa de mais atenção na SIPAT das empresas. Contudo, para ajudar você a identificar os atos de abuso, este artigo traz o conceito, bem como os 5 tipos de conduta abusiva.

O que é o assédio moral no trabalho?

Assédio moral no trabalho é o comportamento abusivo que acontece dentro do ambiente profissional, de modo que ele causa vários danos à integridade, como na:

  • saúde emocional;
  • emocional;
  • física.

Sendo o trabalhador o principal alvo dessas práticas ofensivas que os constrange e os impede de cumprir as suas funções. Contudo, é vital que a liderança tome as devidas providências, seja por meio de palestras para SIPAT ou ações mais diretas.

Quais os 5 tipos de assédio moral no trabalho?

O assédio moral no trabalho são classificados em 5 tipos, o interpessoal, institucional, vertical, horizontal e misto, tudo de acordo com a abrangência das ações. Contudo, é vital abordar o tema em uma SIPAT para evitar que eles ocorram, então veja quais são a seguir.

Assédio moral no trabalho: a imagem mostra um palestrante ministrando um assunto com colaboradores de uma empresa.
O assédio moral no trabalho é um dos temas que devem ser abordados em uma SIPAT.

Assédio moral no trabalho organizacional

O assédio moral do tipo interpessoal é aquele que ocorre de forma individual. Bem como, pessoa e direta, cujo objetivo é prejudicar o funcionário com todos os membros de uma equipe, ou até mesmo eliminar ele da equipe.

Institucional

Esse tipo de assédio é aquele no qual a própria empresa tolera as ações. Todavia, os atos também podem partir da organização com a intenção de estimular a produtividade dos funcionários ou gerar disputa entre eles.

Há ameaças de menor grau para aqueles que recusam fazer parte, o que causa danos às pessoas que são alvo dessas ações. Sejam eles mentais, devido ao abuso psicológicos ou físicos, pelas condições de trabalho ou até mesmo pelo que são submetidos a fazer.

Vertical

Nesse tipo de assédio no trabalho acontece pela diferença de hierarquia na empresa. Em síntese, eles são de duas espécies, sendo o primeiro o chamado descendente, no qual subordinado sofre agressão verbal e pressão por parte dos superiores.

O segundo é o tipo ascendente, onde a situação é inversa, ou seja, é o empregado, talvez um grupo deles, que cometem o assédio. Ao passo que, a intenção é boicotar um gestor novo no cargo com indiretas, piadas e demais atos de constrangimento 

Horizontal

Esse tipo de assédio ocorre entre pessoas com o mesmo nível de hierarquia na empresa. O alimento é a competição, onde um funcionário busca provar que é melhor que o outro e passa dos limites, com ações quase de bullying.

Misto

Ocorre quando há o acúmulo de assédio moral do tipo horizontal e vertical. De modo que, a pessoa sobre conduta abusiva tanto dos superiores quanto dos colegas. 

É vital que aborde esse tema na SIPAT da empresa para evitar tais comportamentos e educar todos os funcionários para que não cometam essas ações.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT