A importância de fazer uma palestra sobre autismo na SIPAT 2024

A importância de fazer uma palestra sobre autismo na SIPAT

Uma palestra sobre autismo na SIPAT é essencial para facilitar a inclusão social. Dessa forma, a intenção é fazer com que todos passem a entender melhor sobre o tema. Pois, ao entender, torna-se mais fácil lidar com as diferenças com o devido respeito. 

Por que conscientizar sobre o autismo nas empresas?

De modo geral, as campanhas de conscientização, inclusive, sobre autismo estão ganhando cada vez mais espaço. Pois, são um diferencial para a boa reputação das empresas. Além disso, facilitam o relacionamento com o público interno. 

Então, para contribuir com o bem-estar social é preciso inserir o tema na SIPAT. Assim, ao falar sobre TEA (Transtorno do espectro autista), pode-se tratar assuntos como:

  • o que é e quais suas principais características; 
  • a importância da inclusão e seus desafios; 
  • como ter o diagnóstico. 

Os autistas enfrentam inúmeros desafios no que diz respeito a habilidades sociais. Contudo, podem ser ótimos para realizar tarefas que incluem, por exemplo, a solução para problemas lógicos. Assim, não há motivos para não incluir pessoas autistas nas empresas.   

Os desafios de incluir as pessoas com autismo

Uma conversa franca e aberta sobre o autismo e seus desafios pode acabar com a discriminação. Ou seja, apenas quando as pessoas sabem do que se trata exatamente uma questão, colaboram. Por isso, é tão importante levar este tema para a SIPAT.

Além disso, muitas vezes, pode ter alguém próximo ou mesmo na família no espectro autista. Ainda que, neste caso, trate de um aspecto da vida pessoal, o impacto na rotina e no trabalho pode ser grande. Ou, pode inclusive, ter autistas no time e na plateia.

As pessoas que estão no espectro enfrentam muitos desafios no mercado de trabalho. Em primeiro lugar, um autista adulto tem mais obstáculos ao fazer testes e avaliações. Além disso, eles costumam ter dificuldades em:

  • interagir com os colegas;
  • flexibilizar a rotina;
  • lidar com as críticas.

Apesar disso, é comum terem talentos específicos em determinadas áreas. Por exemplo, atividades com regras e padrões bem definidos. Bem como, questões de matemática, lógica, memória visual e de longo prazo.

A importância de fazer uma palestra sobre autismo na SIPAT
Os autistas tendem a ver por uma perspectiva diferente

A diversidade e a inclusão nas empresas 

Uma empresa hoje, deve valorizar tanto a diversidade quanto a  inclusão. Para isso, é crucial investir em ações para incentivar o respeito às diferenças. Assim, é possível tornar, tanto locais, quanto produtos e a convivência em grupos mais acessível. 

Com a Super SIPAT, você pode abordar este e outros temas, como palestra sobre inclusão social na SIPAT, para um evento dinâmico e bem-humorado.   

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT