A cegueira tem uma data de campanha e ela permite a prevenir e a conscientizar sobre a doença, é o abril marrom. Durante o mês, ocorrem várias palestras sobre o tema para auxiliar e ter o diagnóstico precoce, além de poder reverter o caso.
O que é cegueira?
A cegueira é uma doença que gera a incapacidade de ver, ou seja, se a pessoa tiver uma deficiência visual completa. No entanto, uns autores acreditam que a perda da visão parcial também se encaixa no quadro de saúde.
Essa doença atinge boa parte da população mundial, porém para considerar uma pessoa cega é preciso que ela se encaixe nas seguintes condições:
- a acuidade visual é o que a pessoa vê em certa distância;
- e o campo de visão é a amplitude da área de alcance.
Dessa forma, conforme o Decreto n.º 3.298 que regulamenta a Lei n.º 7.853/1989, considera-se deficiência visual na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no seu melhor olho.
Quais os tipos?
A perda de visão pode ser por vários fatores, além de aparecer de inúmeras formas. Assim, ela pode ser de tipos, tais quais cabe citar as:
- a parcial ou legal é a que vê os vultos ou projeções luminosas;
- a total, eles não veem nada;
- a noturna essa é as que tem dificuldade de ver com pouca luz;
- a infantil é a que ocorre em crianças;
- e a ambliopia que acontece quando tem certo déficit neurológico.
Também tem as congênitas que vem de outros fatores como a catarata, a catarata, a tracoma e outros. Além das cegueiras que se adquire por meio de acidentes, como, por exemplo, perfurar o olho com objetos pontiagudos.
Por que fazer palestras de prevenção e conscientização da cegueira?
A campanha contra a cegueira podem ocorrer nas palestras para SIPAT, como um meio de orientar os trabalhadores da importância do cuidado. Bem como, quanto antes o diagnóstico, mais chances de reverter.
Essas palestram visão informar o ouvinte sobre as medidas que devem ser feitas para garantir que o quadro não se agrave. Assim, quanto antes descobrir, maior é a chance de cura.
Essa ação, pode acompanhar um médico que fará os testes para complementar a análise e alcançar a devida prevenção. Além de garantir informação, mas também o cuidado o funcionário.
Abril marrom
Durante o mês quatro, conhecido como abril marrom, é a campanha que possui como tema a cegueira. Esta é uma forma de conscientizar o tratamento da doença antes que ela avance e se torne irreversível.
São feitas palestras para alcançar o máximo de pessoas por poder ser tratável se o diagnóstico for precoce. Esse início se deu no ano de 2016 através do professor Doutor Suel Abujamra, assim nomeado por ser a cor de íris mais comum.
A Super SIPAT é uma empresa responsável e competente para as apresentações na SIPAT, através de palestras de conscientização e prevenção da cegueira