Palestra Cuidado Ativo: 7 palestras para falar sobre cuidado ativo

Palestra cuidado ativo

A palestra cuidado ativo é a prática mais eficaz de uma empresa conscientizar os seus colaboradores sobre a importância do cuidado mútuo entre as pessoas que trabalham unidas. Além disso, é uma maneira de fortalecer as medidas de prevenção de acidentes.

Qual a importância da palestra cuidado ativo?

Com a palestra cuidado ativo, as medidas da lei sobre segurança do trabalho podem ser discutidas no ambiente corporativo, porém de uma forma mais humanizada. Já que essa ferramenta de prevenção defende a proteção da saúde e da segurança de si mesmo e do próximo.

Ninguém está livre de se envolver em situações de perigo, seja por distração, pressa, falta de percepção de risco ou qualquer outro motivo. Nesse caso, é importante sempre reforçar a importância do cuidado coletivo. Mas, aliado às normas de segurança de cada empresa.

Palestra cuidado ativo: a imagem mostra uma palestra sobre cuidado ativo e saúde.
Legenda: A palestra cuidado ativo ensina sobre a importância do bem-estar coletivo. Imagem do site Super SIPAT.

Quem realiza esse tipo de palestra?

Geralmente, as grandes empresas contam com treinamentos de segurança do trabalho que é responsável pelo cumprimento das normas de segurança. Assim, eles são responsáveis pela distribuição e controle de EPI’s e pela realização de palestras de conscientização.

Também existem profissionais que realizam palestra cuidado ativo de forma independente, com os assuntos mais variados possíveis. Não só de forma presencial, como também online. 

7 tipos para palestra sobre cuidado coletivo

As necessidades de segurança de cada empresa variam de acordo com seu segmento de trabalho. Sendo assim, vários temas podem ser abordados numa palestra:

  • como fortalecer o cuidado ativo dentro da empresa;
  • dicas de comportamento seguro para evitar acidentes;
  • como construir parcerias sustentáveis;
  • a importância do cuidado ativo para o coletivo;
  • a segurança de um é responsabilidade de todos;
  • o cuidado ativo é a chave da segurança do trabalho;
  • a segurança anda de mãos dadas com a vida.

Qual o objetivo da palestra cuidado ativo?

A palestra cuidado ativo tem como objetivo principal promover a união de um grupo, de forma que cada um cuide da sua segurança, mas também prezando pela do outro. Além disso, é uma forma de trabalhar a empatia, a coletividade e o diálogo.

O que é o cuidado ativo?

O cuidado ativo é um conceito inovador que proporciona ao funcionário e à empresa enxergar a segurança do trabalho de forma mais ampla. Pois, ele defende a ideia de que cuidar de si e dos outros é a melhor forma de evitar acidentes.

Esse assunto geralmente é discutido na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), um evento que todas as empresas devem realizar, conforme inciso IX, do art. 4º, da Lei 13.174/01.

Quais são os pilares do cuidado ativo?

Os 3 pilares do cuidado ativo são cuidar de si, cuidar do próximo e se permitir ser cuidado, sem considerar hierarquia. Ou seja, propagar uma filosofia que promova a saúde das relações humanas em sua essência.

Super SIPAT na palestra cuidado ativo

Após conhecer a palestra cuidado ativo, é importante ter uma empresa responsável por esse evento. E o nome certo para isso é a Super SIPAT, companhia que está no mercado há vários anos.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT