Cultura de Segurança do Trabalho – O que é? 6 pontos essenciais

Cultura de Segurança do Trabalho

A Cultura de Segurança do Trabalho é muito mais que apenas ações de prevenção, são as políticas, posturas, ações de todos os funcionários. Nesse sentido, vale a pena abordar isso na SIPAT, então, entenda mais sobre o assunto

6 pontos essenciais da Cultura de Segurança do Trabalho 

Quando se trata de cultura, significa que é um conjunto de conhecimentos e práticas adquiridas. Ou seja, são saberes e hábitos e quando se trata de segurança na empresa são uma gama de práticas que tem como foco a saúde do trabalhador. 

Cultivar e motivar as ações de proteção deve ser realidade e entrar em prática na empresa. Assim, conheça os seis pontos essenciais desse setor que você deve considerar:

  1. Treinar, acompanhar e monitorar;
  2. Ciclo PDCA de melhoria contínua;
  3. Leis e normas vigentes;
  4. Política de prevenção;
  5. Envolver a todos;
  6. Simplificar os processos. 
Vídeo: Cultura da segurança do trabalho deve ser abordada na SIPAT

1 – Cultura de segurança do Trabalho de treinar, acompanhar e monitorar

Treinar e orientar é o primeiro passo para criar uma cultura de segurança na companhia. Dessa forma, é uma ótima opção para engajar as pessoas quanto a sua proteção e também é possível acompanhar e monitorar se os atos postos são eficazes e eficientes.

2 – Ciclo PDCA e melhoria contínua  

Para colocar em prática algo eficiente, é preciso atender aos requisitos e ter uma política de acompanhamento e melhoria. Assim, uma opção é implantar o ciclo PDCA com as etapas de: 

  • Plan (Planejar);
  • Do (Fazer ou executar);
  • Check (Checar ou verificar);
  • Act (Agir). 

Liderança ativa e por exemplo

A liderança, além disso, precisa ter papel ativo nas ações. Dessa forma, os gestores precisam agir conforme o esperado e dar o exemplo a todos da empresa.

3 – Leis e normas vigentes

Observar quais são as principais Leis e normas vigentes são um pré-requisito para implantar uma Cultura de Segurança do Trabalho. Assim, é preciso conhecer qual o ambiente, quais são as cobranças e normas dos órgãos de regulação. 

Foto: É preciso demonstrar a importância da contribuição de cada um no processo de tornar o trabalho seguro.

4 – Política de prevenção

Talvez a etapa mais importante de todas, é a de identificar e mapear todos os fatores de risco. Dessa forma é possível criar uma política de prevenção. 

5 – Envolver a todos

Os gestores precisam ser parte envolvida no processo, assim como os funcionários precisam ter participação ativa. Assim, todos são engajados com a segurança e ela pode ser integrada ao dia a dia da operação. 

6 – Simplificar os processos

Os atos precisam ser focados e diretos, em um sistema único e integrado, de forma a simplificar a sua gestão. Dessa forma, a compreensão por parte de todos é mais fácil e focada na solução.

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Ela é uma empresa especialista no assunto e que sempre traz temas muito relevantes para a sua instituição por meio da SIPAT

Sua forma especialista de lidar com a Cultura de Segurança do Trabalho e diversas outras, sem dúvida, vai garantir a máxima eficácia das ações da sua empresa. 

A SUPER SIPAT te ajuda a construir a cultura, com práticas que vão se aplicar e conquistar todos os envolvidos. Portanto, tenha uma atenção com foco em pessoas e dinâmica, com agilidade para sua empresa.

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