A Cultura de Segurança do Trabalho é muito mais que apenas ações de prevenção, são as políticas, posturas, ações de todos os funcionários. Nesse sentido, vale a pena abordar isso na SIPAT, então, entenda mais sobre o assunto
6 pontos essenciais da Cultura de Segurança do Trabalho
Quando se trata de cultura, significa que é um conjunto de conhecimentos e práticas adquiridas. Ou seja, são saberes e hábitos e quando se trata de segurança na empresa são uma gama de práticas que tem como foco a saúde do trabalhador.
Cultivar e motivar as ações de proteção deve ser realidade e entrar em prática na empresa. Assim, conheça os seis pontos essenciais desse setor que você deve considerar:
- Treinar, acompanhar e monitorar;
- Ciclo PDCA de melhoria contínua;
- Leis e normas vigentes;
- Política de prevenção;
- Envolver a todos;
- Simplificar os processos.
1 – Cultura de segurança do Trabalho de treinar, acompanhar e monitorar
Treinar e orientar é o primeiro passo para criar uma cultura de segurança na companhia. Dessa forma, é uma ótima opção para engajar as pessoas quanto a sua proteção e também é possível acompanhar e monitorar se os atos postos são eficazes e eficientes.
2 – Ciclo PDCA e melhoria contínua
Para colocar em prática algo eficiente, é preciso atender aos requisitos e ter uma política de acompanhamento e melhoria. Assim, uma opção é implantar o ciclo PDCA com as etapas de:
- Plan (Planejar);
- Do (Fazer ou executar);
- Check (Checar ou verificar);
- Act (Agir).
Liderança ativa e por exemplo
A liderança, além disso, precisa ter papel ativo nas ações. Dessa forma, os gestores precisam agir conforme o esperado e dar o exemplo a todos da empresa.
3 – Leis e normas vigentes
Observar quais são as principais Leis e normas vigentes são um pré-requisito para implantar uma Cultura de Segurança do Trabalho. Assim, é preciso conhecer qual o ambiente, quais são as cobranças e normas dos órgãos de regulação.
4 – Política de prevenção
Talvez a etapa mais importante de todas, é a de identificar e mapear todos os fatores de risco. Dessa forma é possível criar uma política de prevenção.
5 – Envolver a todos
Os gestores precisam ser parte envolvida no processo, assim como os funcionários precisam ter participação ativa. Assim, todos são engajados com a segurança e ela pode ser integrada ao dia a dia da operação.
6 – Simplificar os processos
Os atos precisam ser focados e diretos, em um sistema único e integrado, de forma a simplificar a sua gestão. Dessa forma, a compreensão por parte de todos é mais fácil e focada na solução.
Construa a Cultura de Segurança do Trabalho com a Super SIPAT
Ela é uma empresa especialista no assunto e que sempre traz temas muito relevantes para a sua instituição por meio da SIPAT.
Sua forma especialista de lidar com a Cultura de Segurança do Trabalho e diversas outras, sem dúvida, vai garantir a máxima eficácia das ações da sua empresa.
A SUPER SIPAT te ajuda a construir a cultura, com práticas que vão se aplicar e conquistar todos os envolvidos. Portanto, tenha uma atenção com foco em pessoas e dinâmica, com agilidade para sua empresa.