A Palestra Percepção de Risco trata de comportamentos seguros, dentro e fora das empresas. Assim, é muito comum ela aparecer em eventos importantes como a SIPAT. Diante disso, confira mais sobre o assunto.
Como funciona a Palestra Percepção de Risco?
Apresenta situações e conceitos ligados à segurança no trabalho, fazendo com que as pessoas da empresa percebam quais as atividades oferecem riscos.
O bom funcionamento da empresa depende do bem-estar de sua equipe. Afinal, se todos estão bem, a produtividade é melhor.
São muitas as situações que podem causar acidentes. Dessa forma, aumentar a percepção de risco sobre as tarefas diárias é importante para salvar vidas.
O que pode provocar sinistros?
A Palestra Percepção de Risco mostra que o treinamento dos trabalhadores é importante e traz algumas situações simples, mas que podem ocasionar sinistros, por exemplo:
- Locais sujos;
- O não uso de EPIs;
- Falta de orientação.
É, então, uma questão de educar a equipe para ter atitudes assertivas e conscientes sobre o risco que correm em cada tarefa.
Maneiras para desenvolver a Percepção de Risco
O primeiro passo é que a gestão da empresa faça um estudo das áreas e atividades, as quais geram riscos ao trabalhador. Assim, é mais fácil evitar possíveis acidentes.
A percepção tem relação direta com comportamento, pois os profissionais desenvolvem confiança quando fazem ações repetidas. Desse modo, a palestra serve para trazer à tona quais tipos de danos podem levar a decisões erradas durante o serviço.
Mostre a percepção de riscos a sua equipe
O fator humano é, portanto, a principal chave que pode provocar um acidente. Assim, trabalhar o psicológico do seu time é muito relevante.
Veja em seguida algumas formas de educar sua equipe para evitar atitudes erradas:
- Treine sua equipe;
- Coloque o trabalhador em situações hipotéticas de potencial perigo;
- Observe como se comportam nos treinos;
- Converse e veja como eles veem o risco no trabalho;
- Avalie com a equipe sobre o que perceberam.
7 técnicas que podem salvar vidas
Alguns cuidados são essenciais para preservar a vida, em especial em locais onde o trabalho é perigoso. Afinal, a falta disso torna ações simples em potenciais sinistros com consequências graves.
Dicas importantes
Observe, então, dicas de técnicas para evitar acidentes e até salvar vidas no seu local de trabalho:
- Estar atento ao trabalho a ser realizado;
- Cumprir as regras de segurança, como por exemplo, usar os EPIs;
- Realizar o trabalho sem pressa e com concentração;
- Usar ferramentas adequadas;
- Ter conhecimento sobre a atividade a realizar;
- Evitar distrações enquanto realiza o serviço;
- Não apostar na confiança apenas, mas prezar pelo cuidado.
Assuntos da Palestra Percepção de Risco
Esta palestra apresenta todos os tipos de riscos existentes em sua empresa e quais as melhores maneiras de evitá-los. Dessa forma, o objetivo é trazer consciência de preservação aos trabalhadores sobre o trabalho que executam.
Roteiro da palestra
Ela pode seguir uma espécie de roteiro, desse modo, fica mais fácil saber quais temas abordar e em que ordem, veja só:
- Entender a percepção de riscos;
- Processo de percepção;
- Diferença entre perigo e risco;
- Atitudes de risco;
- Comportamento seguro;
- Medir o resultado dos riscos na vida profissional e pessoal.
A Super SIPAT faz um evento incrível na sua empresa
Contrate uma empresa com experiência como a Super SIPAT para realizar uma Palestra Percepção de Risco na sua instituição. Ela trabalha há anos com palestras de segurança do trabalho e oferece as melhores esquetes teatrais para seu evento, porque são rápidas e prendem a atenção. Então, não tenha trabalho preparando a SIPAT e contrate quem entende do assunto.