Ter um curso de educação financeira é quase uma obrigação. Afinal, é assim que se consegue ter controle total do seu dinheiro sem gastos desnecessários e o mais importante, fazer com que ele trabalhe para você através dos investimentos.
O que é educação financeira?
É ter o conhecimento para que você faça que seu dinheiro seja um amigo, ou seja, não pensar nele e sentir dores de cabeça. É entender, antes de tudo, que ter um controle das suas finanças pode te ajudar a ter uma vida mais tranquila. Por exemplo:
- Usar o cartão de crédito com sabedoria;
- Criar prioridades com seus gastos;
- Pensar a longo prazo;
Economizar não é o suficiente. Uma educação financeira é saber cuidar do seu futuro e fazer planos para o presente sem que isso afete o controle de gastos, contudo, há riscos. Então, é através de um curso de educação financeira que podemos minimizá-los.
Falta educação financeira no Brasil
O interesse pelo cuidado com o dinheiro está em alta nos últimos tempos graças à quantidade de informação nas redes. No entanto, ainda é muito restrito na educação básica do Brasil.
Países na frente
Países como Finlândia, Canadá e Noruega apresentam os maiores índices de desenvolvimento humano (IDH). Ou seja, isso pode estar ligado ao fato de que eles já ensinam educação financeira para as crianças.
O que tem no curso de educação financeira?
O maior objetivo de saber cuidar do seu dinheiro não é se fixar em uma única quantia. Por outro lado, você não vai sair cortando seus gastos de repente. Mas sempre procure formas de guardar mais, afinal, a inflação existe. Em um curso desse tipo você vai aprender:
- Planilhas de controle de gastos;
- Calculadora de juros;
- Renda fixa e variável;
- Riscos e retornos;
Cada curso tem seus pontos principais, contudo, existem várias opções no mercado onde é possível que você encontre o tipo de curso de educação financeira ideal.
Os 7 melhores para 2024
Existem cursos para todos os bolsos, bem como, gratuitos e sem sair de casa. Porém, a lista dos 7 melhores e mais completos para quem quer realmente entrar de cabeça e aprender são:
- Plataforma TC, comunidade de investimentos;
- As Investidoras, investimentos para mulheres;
- Como gastar eficientemente, FGV;
- Me Poupe, Nathalia Arcuri;
- Trilha Financeira, Serasa;
- Mercado Financeiro de A a Z, Anbima;
- Finanças Pessoais, Banco Central.
Os cursos te levam a um nível de maior maturidade para gerir seu dinheiro com eficiência. Ainda mais, faz com que você evolua sua mentalidade, ou seja, pensar da forma certa e sem desespero.
Maneiras de incluir um curso de educação financeira na rotina
O SIPAT é a semana nas empresas que contribui para saúde e bem-estar dentro do ambiente de trabalho. Ou seja, ter saúde financeira em pauta nesses eventos é uma boa escolha.
A Super SIPAT te ajuda nessa tarefa
Com a Super SIPAT você terá palestras divertidas que transformam um assunto mais pesado em algo mais fácil de ser entendido. Bem como, ensina o básico de finanças de forma mais leve.
O grupo possui técnicas adaptáveis para qualquer ambiente e fazer uso delas para um curso de educação financeira em uma das palestras ajuda os funcionários a lidarem melhor com seus salários. Ou seja, ter uma mentalidade mais saudável.