O mês da conscientização de doação de órgãos tem um papel fundamental para alertar as pessoas sobre a importância deste ato. Vamos entender mais sobre essa data e descobrir como abordar este tema para uma palestra dentro da sua empresa no ano de 2024.
Qual a importância da doação de órgãos?
A doação de órgãos é, muitas vezes, a única solução para salvar a vida de vários pacientes, dando a elas um recomeço. A campanha “Setembro Verde” tem o papel de conscientizar sobre a importância deste ato, dando informações sobre o tema.
O Brasil inclusive é referência na área de transplantes, pois temos o maior sistema público de transplantes do planeta. E, além disso, também somos o 2º país que mais realiza transplantes no mundo, segundo o site do Ministério da Saúde.
Como ocorrem as doações de órgãos?
Em geral, quem recebe o órgão é chamado de “receptor”, que realiza testes para verificar suas necessidades de tratamento e transplantes. Em seguida, o processo para a doação ocorre da seguinte forma:
- seus dados vão para o programa do Sistema Nacional de Transplantes;
- esse sistema, portanto, verifica quais são os possíveis doadores;
- se realiza o cruzamento dos dados do receptor e do doador;
- verificam a compatibilidade de ambos, para então prosseguir com o transplante;
- a equipe responsável pelo receptor verifica se ele está apto para o procedimento;
- o hospital onde o receptor está recebe o órgão pela Central de Transplantes;
- por fim, o receptor recebe o novo órgão doado.
Como fazer uma palestra sobre doação de órgãos?
Existem várias formas de realizar uma palestra sobre doação de órgãos, com o intuito tanto de educar quanto de alertar os ouvintes. Porém, antes de pensar em como abordar esse tema, lembre-se de ter cautela, já que se trata de um assunto sensível.
- chamar profissionais da saúde para falar da parte técnica;
- mostrar a história de pessoas que tiveram suas vidas salvas por doadores;
- ensinar como é o processo de doação, com o intuito de tirar dúvidas;
- realizar uma peça de teatro, encenando possíveis situações.
Encorajar a empatia de quem assiste é crucial, pois cada doação importa para os pacientes na fila de espera. Sempre mostre apoio e respeito aos colaboradores que decidirem fazer doações
Como a Super SIPAT pode te ajudar?
A Super SIPAT tem especialistas em palestra de empresas, incluindo para temas relacionados à saúde. Também fizemos um post sobre como fazer palestra sobre o Outubro Rosa, que você pode ver clicando aqui.
Entre em contato, então, para receber ajuda para realizar sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho com uma equipe experiente no assunto.