EXISTEM TEMAS OBRIGATÓRIOS NA SIPAT?

Quais são os temas obrigatórios para SIPAT?

Muitas pessoas se perguntam se existe algum tema obrigatório na SIPAT e acham que sim. Consultando a lei, a Norma Regulamentadora N° 5 (NR5), vemos que não há nada determinando obrigatoriedade. O que acontece é que alguns temas fazem parte das necessidades das empresas em geral. Que pode ser consultado na íntegra no link do ministério do trabalho:

https://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR5.pdf

Por isso, é comum ver SIPATs de empresas diferentes que abordam os mesmos assuntos. São demandas em comuns em muitos segmentos empresariais.

TEMAS PARA SIPAT

Temas como “segurança no trabalho”, “motivação” e “ergonomia” e “DST” são bastante solicitados pelas empresas, por conta do grande número de afastamento (ou receio de afastamento) de funcionários por lesões ou problemas de saúde. A SIPAT é uma semana de prevenção de acidentes e cuidados com a saúde. Nada como temas que focam justamente no que a empresa precisa! Lembrando que isso não quer dizer que são temas obrigatórios na SIPAT.

A NR5 cita: “A CIPA terá por atribuição: … p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção da AIDS”. Isso quer dizer que uma vez por ano a empresa deve abordar a prevenção da AIDS com campanhas. Algumas empresas aproveitam a semana da SIPAT para já cumprir com essa tarefa também, mas não necessariamente existe a obrigação de ser na SIPAT.

SOBRE OS TEMAS OBRIGATÓRIOS PARA SIPAT

Logo fica a critério da CIPA, avaliar quais são as necessidades da empresa, baseando-se em seu histórico de acidentes ou afastamento, observando assim, quais são os temas mais adequados para a SIPAT.

Devemos tratar como “temas obrigatórios para SIPAT”, temas que possam melhorar as condições de saúde e qualidade de dos funcionários, por exemplo, se na empresa há um grande índice de afastamento por depressão, temas de SIPAT relacionados a motivação e qualidade de vida são mais adequados, em casos de fastamento por acidentes no trânsito, temas de trajeto seguro, etc. Obrigatório deve ser o compromisso da empresa com a saúde e bem estar dos seus funcionários, esse deve ser o “tema obrigatório” que deve guiar a escolha dos conteúdos na SIPAT.

No artigo como fazer um SIPAT Online, temos ótimas sugestões de atividades para os mais variados temas para SIPAT.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT