Inclusão de pessoas com deficiência na SIPAT 2024

Inclusão de pessoas com deficiência na SIPAT 2024

Fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é algo muito importante. Porém, requer um certo esforço não apenas de líderes e gestores, mas de todos que fazem parte da equipe. Assim, neste artigo iremos aprofundar o tema. 

O que é a inclusão de pessoas com deficiência? 

A inclusão de pessoas com deficiência, em especial no mercado de trabalho, é o ato de incluir essas pessoas de forma digna e fazer valer os seus direitos. Isto é, existem leis que definem um percentual de vagas que devem ser destinadas às PCDs. 

Uma pesquisa recente do IBGE revelou que pessoas com deficiência têm menos acesso à educação, ao trabalho e a renda. Além disso, os dados revelam que uma das maiores dificuldades para incluir este grupo no mercado de trabalho  são as barreiras físicas.

Qual é a importância da inclusão de pessoas com deficiência?

Em primeiro lugar, a inclusão da pessoa com deficiência é importante para haver equidade, ou seja, a equiparação dos direitos. Além de beneficiar as PCDs, essa inclusão também traz uma série de vantagens para a empresa. 

Isso porque, a empresa cumpre com as leis vigentes no país e também ganha um time mais diverso e apto para lidar com os desafios cotidianos. Dessa forma, levar uma palestra PCD para a SIPAT é vital para:

  • combater o preconceito;
  • explicar o que é capacitismo; 
  • estimular a empatia; 
  • criar meios de facilitar a inclusão. 

O tema da inclusão social das PCDs e também das demais minorias deve ser um objetivo comum de todos que fazem parte da empresa. Isso porque as deficiências são diferentes entre si, assim como as necessidades de adaptação.

Inclusão de pessoas com deficiência na SIPAT 2024
Todo o time deve pensar em meios de facilitar a inclusão das PCDs

Por exemplo, uma pessoa com deficiência visual, tem necessidades específicas diferentes daquela que tem um problema de audição. Dessa forma, o mais importante é esclarecer a importância da inclusão, do respeito e de um time diverso.

As tecnologias e a inclusão social

Usar a tecnologia também é um fator de soma para incluir as PCDs no ambiente de trabalho. Isso porque existe, atualmente, a tecnologia assistiva (TA) feita em especial para dar maior autonomia para as pessoas com deficiência. 

A SUPER SIPAT é referência no mercado de palestras e tem um amplo leque de conhecimento sobre os mais diversos temas conforme o que o seu negócio precisa. Então, para capacitar seu time através deste e de outros assuntos, entre em contato conosco. 

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT