A endometriose tem março como o mês de conscientização, que tem a cor amarela e pode ser um período de aprendizado. Ou seja, durante o mês o principal objetivo é levar informações para as pessoas para poderem buscar ajuda.
O que é endometriose?
A endometriose é uma doença em que as células do endométrio, que deveriam sair na menstruação, vão para outros lugares, como ovário e cavidade abdominal. Ou seja, essas células se dividem e pode causar alguns problemas de saúde na mulher, tais como:
- cólicas;
- dor durante as relações sexuais;
- dificuldade para ficar grávida;
- sangramento no intestino e na hora de urinar;
- causar dores durante a defecação;
- aumento da quantidade de gases;
- fluxo menstrual mais intenso do que o normal.
Buscar ajuda médica quanto antes facilita o tratamento e melhora a qualidade de vida da mulher que tem essa condição. Desse modo, realizar palestras e eventos de modo geral sobre o tema é importante, para que as mulheres reconheçam e possam buscar ajuda.
Não tem sintomas
Há casos em que a condição não causa nenhum sintoma na mulher, ou seja, a pessoa não sente nada. Nesse sentido, para fazer o diagnóstico somente com exames de imagens e de rotina, porém o tratamento é necessário para prevenir outros problemas.
As empresas precisam cuidar da saúde da mulher, assim é possível fazer isso por meio de palestras que passem informações sobre várias doenças.
Quais pontos discutir sobre endometriose durante o mês de março em 2024?
No mês do março amarelo no ano de 2024 que foca na endometriose, dá para falar sobre vários pontos ligados a essa condição. Desse modo, pode ser realizada a SIPAT durante esse período e fazer palestras que fale sobre pontos ligados ao tema, como:
- o que é a condição;
- quais os sintomas;
- os médicos que fazem o diagnóstico;
- quais exames fazer;;
- tratamentos disponíveis;
- como fazer a prevenção;
- o quanto a condição impacta na qualidade de vida das mulheres.
É importante a mulher reconhecer se tem ou não, bem como, a importância de realizar exames regulares como forma de prevenção. Ou seja, todas essas informações podem chegar por meio de palestras realizadas nas empresas onde trabalham.
No primeiro momento o período para conscientizar durou apenas 7 dias, porém os profissionais viram que não era suficiente. Assim, em 1993 foi quando surgiu o março amarelo para conscientizar sobre a importância dessa condição que afeta as mulheres.
Super SIPAT e cuidados com a saúde da mulher
As empresas que desejarem podem contratar a Super SIPAT para fazer palestras sobre a saúde da mulher. Além disso, contar com palestras femininas experientes para passar todas as informações para cada trabalhador.