Os fumantes têm dificuldades para parar de fumar, pois o vício e o hábito do cigarro pode estar presente na vida da pessoa há anos. Ou seja, por ser um comportamento feito há muito tempo é difícil, porém é possível se libertar de algo que faz mal à saúde.
O que fazer para parar de fumar?
O cigarro causa problemas de saúde para quem fuma e quem convive com essa pessoa, desse modo, é importante buscar parar de fumar. Assim, alguns dicas podem ajudar com a mudança de hábito, sendo que o fumante pode tentar fazer os 10 passos abaixo:
- diminuir a quantidade a cada dia e deixar o maço longe;
- ter paciência e esperar por alguns minutos a vontade passar;
- procurar ajuda de um profissional da saúde para orientações;
- eliminar gatilhos que aumentam a vontade de fumar, por exemplo, café;
- frequentar um grupo de apoio;
- pedir ajuda de amigos, familiares e colegas de trabalho;
- fazer uma alimentação saudável;
- realizar exercícios físicos para gastar energia;
- procurar substitutos saudáveis para o cigarro;
- fazer terapia para cuidar da saúde mental.
O importante é não desistir durante o progresso da eliminação do hábito de fumar, pois é um processo. Ou seja, é possível a cada dia dar um passo e testar algo novo para conseguir ter hábitos saudáveis e deixar de ser fumante.
Orientações de um profissional
As pessoas que fumam podem procurar ajuda profissional de médicos e psicólogos especialistas em tabagismo. Desse modo, com acompanhamento de orientações, o fumante pode saber qual direção seguir para eliminar o cigarro do dia a dia.
Quais tópicos falar em uma palestra sobre parar de fumar?
Em uma palestra sobre parar de fumar é importante mostrar o quanto esse hábito prejudica a saúde da pessoa, mas com palavras que a acolham. Desse modo, o palestrante pode apresentar, por exemplo, em uma SIPAT nas empresas os seguintes pontos do tema:
- onde procurar ajuda;
- quais os tratamentos disponíveis;
- a importância do apoio da família, amigos e colegas durante o processo;
- quais especialistas consultar;
- problemas que o cigarro causa à saúde;
- quais as ferramentas podem ser usadas no dia a dia que ajudam;
- o que fazer quando surgir a vontade de fumar;
- mostrar as 101 razões para deixar de fumar.
As informações são importantes para quem fuma e quem convive com fumantes, pois o apoio nesse momento de desapego do cigarro é muito importante. Além disso, todos ganham saúde e bem-estar quando o tabagismo não faz parte da rotina.
Super SIPAT tem experiência
A Super SIPAT tem muita experiência com palestras no combate ao tabagismo, assim as empresas podem contar com palestrantes experientes e profissionais. Assim, passar as informações para qualquer tipo de público e ensinar com qualidade e alegria.