A perda auditiva neurossensorial é muito comum e pode acontecer por causas naturais. Mas é possível prevenir e proteger a audição cuidando da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. Informar por meio de palestras pode ser uma boa medida.
O que é a perda auditiva neurossensorial?
A perda auditiva neurossensorial acontece tanto por causas naturais quanto por eventos externos. Esse tipo de surdez pode surgir ao nascer, com o envelhecimento ou com a exposição a ruídos e também por acidentes.
Ela ocorre no ouvido interno, quando há lesões no nervo auditivo, e isso impede que os sinais cheguem ao cérebro. Pode afetar apenas um ouvido ou os dois e é irreversível com medicamento.
Essa surdez é muito comum, pois segue o desgaste natural do envelhecer. Pode ainda acelerar por fatores genéticos e doenças como a diabetes, por exemplo.
Quais são os sintomas?
Esse tipo de surdez tem sintomas comuns a outros tipos e é preciso diagnóstico médico para saber com certeza. Alguns dos sintomas são:
- dificuldade para escutar sons baixos;
- ouvir o som abafado;
- zumbido no ouvido;
- não conseguir definir a direção do som.
A diagnose precoce pode reduzir os casos de surdez, assim é crucial que o médico veja a evolução de sintomas a fim de ter os melhores cuidados.
Como prevenir a perda auditiva neurossensorial?
Prevenir a perda auditiva neurossensorial envolve vários fatores, pois possui muitas causas. O primeiro passo é cuidar da saúde, afinal algumas doenças podem agravar a surdez.
Além disso, alguns remédios são tóxicos para o ouvido e podem acelerar a surdez ao tomar altas doses em longos períodos. Assim como o uso de drogas.
Alguns trabalhos envolvem exposição a ruídos por longos períodos, então é ideal usar protetor de ouvido para preservar a audição. Além disso, o uso de outros EPIs é crucial para evitar acidentes.
Traumas na cabeça também podem causar surdez, por isso, é crucial o uso de capacetes e outros aparatos de segurança como cintos, por exemplo.
Aborde o tema em palestras
Fazer palestras na empresa é uma ótima forma de informar e prevenir a perda de audição. Para te ajudar, separamos algumas palestras para sua empresa fazer:
- treinamento sobre o uso de EPIs;
- como detectar sintomas;
- cuidados com a saúde.
Além desses temas, é possível abordar o assunto da surdez ao tratar de outros temas que envolvem saúde e segurança no trabalho, como abuso de drogas, por exemplo.
Realize eventos com a ajuda de profissionais. A Super SIPAT pode te ajudar a fazer essas palestras, pois é uma empresa expert no mercado.