O que é e como fazer um bom PPA?

O que é e como fazer um bom PPA?

PPA ou Programa de Prevenção de Acidentes existe na empresa que tem que avaliar os riscos químicos, físicos e biológicos do ambiente de trabalho. Assim, é obrigatório em empresas regidas pela carteira de trabalho e deve seguir a NR 9, veja mais.

O que é o PPA?

PPA é um documento criado por um grupo de Segurança de Trabalho (SST) que reúne dados sobre a presença de agentes nocivos que podem causar danos à saúde da equipe. Dessa forma, o risco surge em função de vários fatores, como os listados a seguir: 

  • natureza; 
  • concentração; 
  • tempo de exposição. 
O que é e como fazer um bom PPA?
Veja como construir o seu PPA com a Super SIPAT. Imagem de Super SIPAT.

A sua implantação é obrigatória em empresas que seguem as normas feitas pela CLT (Consolidação da Legislação Trabalhista). Por isso, quem a regula é a NR 9 e deve ser feita com especialistas em SST, que tem domínio do assunto. 

Qual o seu objetivo?

Os programas de promoção e prevenção de saúde tem o objetivo de manter as pessoas que trabalham saudáveis. Assim, é crucial que ele seja capacitar e envolver indivíduos e até as comunidades a terem hábitos saudáveis e conscientes que evite a ocorrência de acidentes.

Como montar um PPA?

Um programa de prevenção de acidentes (PPA) deve incluir vários aspectos da empresa para garantir o que deseja. Dessa forma, é ideal que ele mapeie todos os riscos presentes em cada setor e cada função que se desempenha.

A partir desse mapeamento dá para se levantar os EPIs e EPCs necessários e promover treinos regulares com os colaboradores. Então, eles têm que entender como se portar e quais padrões de processos devem seguir para obter o necessário.

Como padronizar?

Após levantar todos os dados necessários e construir um bom mapa se deve documentar os acidentes ocorridos. Além disso, se deve marcar quais são as equipes de trabalho que ficam em cada setor.

Esses dados são importantes no PPA para conscientizar os grupos de trabalho de porque se cuidar. Assim, com o uso de sinais certos e com uma boa manutenção preventiva, os riscos diminuem. Portanto, outros aspectos que os trabalhadores devem analisar são:

  • analisar os riscos e se questionar se está preparado para realizar a tarefa;
  • verificar as condições de risco do ambiente onde fará seu trabalho;
  • pensar em seguranças mais amplas do que o uso do EPI;
  • conferir se os riscos prováveis foram neutros.

O sistema deve se atualizar a cada período, ao considerar as mudanças nos processos e nas normas de segurança. Isso porque, a elaboração deve conter em sua estrutura, ao menos, um plano anual que tenha metas, prioridades e cronograma.

Conte com a Super SIPAT

A Super SIPAT dá diversas palestras sobre temas comuns nessa semana e pode te instruir a montar um PPA de qualidade. Por isso, vale a pena entrar em contato com os profissionais e construir uma empresa cada dia melhor.

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