A dor nas costas nem sempre é sintoma de alguma doença, contudo é algo que pode ser relativamente comum em algumas profissões. Por isso, é muito importante fazer palestras e conscientizar os membros da equipe sobre como prevenir isso e melhorar sua saúde geral.
Por que fazer uma palestra de prevenção de dor nas costas?
Fazer uma palestra para prevenir a dor nas costas é essencial, em primeiro lugar, porque evita que essas dores se tornem lesões. Bem como, outras doenças mais graves que comprometam a coluna vertebral. Assim, entre as razões para a palestra estão:
- conscientizar sobre as posturas adequadas.
- reduzir as faltas e afastamentos por dores nas costas;
- melhorar o clima entre os colegas.
Ficar muitas horas sentado ou levantar muito peso sem os equipamentos adequados, são duas coisas que afetam muito os músculos das costas e podem causar dores e tensões.
No entanto, algumas doenças, como a hérnia de disco, por exemplo, podem agravar o quadro e a intensidade da dor. Portanto, levar informação sobre estas coisas é fundamental para haver a prevenção e os cuidados corretos.
As faltas e o clima organizacional
Ao saber como prevenir as dores nas costas, há menos faltas e afastamentos por este motivo, e como muitos dos cargos exigem ou muito tempo na cadeira, ou pegar peso, entre outras questões de postura, o impacto sobre isso, é enorme e reduz custos.
O clima organizacional também tende a melhorar. Afinal, é bastante complicado ter bom humor e uma boa relação social ao estar com algum tipo de dor.

O que abordar em uma palestra sobre dor nas costas?
Dois dos primeiros pontos que você pode abordar em uma palestra sobre dor nas costas, são a importância da saúde integrativa e da ginástica laboral para prevenir os problemas na coluna. Mas, também é preciso passar informações sobre:
- as posturas corretas em cada atividade;
- como ajustar o mobiliário para a ergonomia no ambiente de trabalho;
- quais os exercícios, alongamentos e práticas saudáveis.
Você pode falar também sobre a anatomia da coluna vertebral, as principais causas de dores nas costas e os fatores de risco e as formas de prevenção.
Ainda mais, a importância de um estilo de vida saudável. E como o controle de peso e a inteligência emocional para gestão do estresse na rotina podem ser grandes aliados para a saúde da coluna vertebral.
Bem-estar e qualidade de vida
Realizar uma palestra sobre saúde nas costas mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus times, o que pode aumentar a satisfação e o engajamento no trabalho.
Então, caso queira levar conteúdos como este e outros para sua equipe de uma forma leve e didática, com os melhores recursos do mundo do circo e das técnicas de oratória. Entre no site e conheça mais da Super SIPAT.