A saúde integrativa está mudando o paradigma da medicina moderna ao olhar o ser humano na totalidade. Assim, entenda o que abrange esse conceito, qual o seu modo de ver a doença e o porquê falar sobre este tema durante a semana da SIPAT é importante.
O que é saúde integrativa?
A saúde integrativa refere-se a um conceito holístico que olha para diversos aspectos do ser humano. Em outras palavras, ela aborda de modo que une a medicina tradicional e a convencional para ver o ser tanto em sua dimensão física quanto em:
- mental;
- biológica;
- emocional;
- espiritual;
- social.
Dessa forma, ela trabalha por meio de mudanças no estilo de vida, tais como na forma de se alimentar e na inclusão da prática de exercícios físicos. Além disso, na busca por mais equilíbrio emocional e saúde mental.
Ou seja, a medicina convencional costuma tratar a doença em si, enquanto a medicina integrativa, que pode incluir práticas de outras medicinas como a chinesa, e Ayurveda, buscam investigar o paciente como um todo.
O paciente como um todo
A medicina integrativa tem um olhar amplo em relação aos seus pacientes. Além disso, o reconhecem como alguém que participa de forma ativa no processo da doença. Por isso, sua condição pode ter origem em interações:
- sociais;
- ambientais;
- espirituais.
Nela, o paciente é visto como o protagonista da sua saúde. Assim sendo, tornam-se agentes no processo de saúde e cura. Em outras palavras, ele deixa de ser um espectador do tratamento e atua junto aos profissionais em seu autocuidado.
Por que falar de saúde integrativa na SIPAT?
Uma das principais razões para falar de saúde integrativa na SIPAT é que ela está mudando o paradigma da medicina moderna. Em especial, após a pandemia, muitas pessoas têm buscado essas práticas para melhorar os seus hábitos e cuidar da saúde.
Além disso, as pessoas procuram integrar as práticas de saúde para melhorar a capacidade que o próprio organismo tem de se restabelecer. Desse modo, esta é uma boa forma de equilibrar as diversas áreas da vida.
Ou seja, passa também pela vida daquela pessoa no ambiente de trabalho. Isso, faz com que se torne mais saudável e produtiva, além de mais colaborativa e engajada.
A Super SIPAT é referência no mercado de palestras e já realizou mais de 1600 eventos, além de ter toda a estrutura para transmissões virtuais possui um amplo leque de conteúdos para levar para sua equipe de forma leve e didática.