Palestra Assédio Sexual no Trabalho – 6 temas para falar sobre

Palestra Assédio sexual no trabalho

Assédio é crime previsto por lei, a palestra assédio sexual no trabalho incentiva o combate a essa prática e pode estar permanente na cultura empresarial. A SIPAT, pode tratar desse assunto com cuidado e manejo para os funcionários.

O que é o assédio sexual no trabalho?

O assédio sexual no trabalho são atos que intimidam através de gestos ou palavras visando alcançar vantagens de cunho sexual com o outro. Ele costuma acontecer, principalmente, com mulheres.


Tem uma grande relação ao abuso de poder, porque, a maioria acontece em vínculos hierárquicos, mas não se restringe, podendo ser feito também de forma horizontal, por um colega no trabalho.

Conheça nossa palestra de SIPAT Virtual sobre Assédio moral, sexual e virtual!

Quais as categorias de assédio sexual?

Existem duas formas de acontecer assédio no ambiente de uma empresa: por chantagem ou intimidação. A de chantagem o assediador pode prejudicar ou oferecer vantagens à vítima na troca de favores sexuais. Ao passo que, a de intimidação pode fazer com que o local de trabalho se torne intimidador ou humilhante, até mesmo hostil.

Palestra Assédio sexual no trabalho
A palestra de assédio sexual no trabalho pode ajudar a reconhecer seus tipos.

Qual a diferença do assédio sexual e assédio moral no trabalho?

O assédio moral no trabalho são atos que podem difamar ou humilhar alguém por meio de palavras ou atitudes, assim, prejudicando a saúde mental e emocional do outro no seu ambiente funcional. Por outro lado, o assédio sexual tem a intenção de satisfazer desejos.

Como prevenir o assédio sexual no trabalho?

O combate ao assédio deve ser um esforço de todos. Afinal, ao travar isso, o ambiente de trabalho se torna saudável. Contudo, para elucidar, as empresas devem disseminar a informação e, uma ação, é a palestra assédio sexual no trabalho.

6 temas para a palestra assédio sexual no trabalho

Existem vários temas capazes de aprofundar o assunto, porém, aqui estão seis temas possíveis para ser tratado na palestra:

  • O que é o assédio sexual no trabalho;
  • Tipos de assédio sexual no trabalho;
  • Consequências legais do assédio no trabalho;
  • O que fazer em casos de assédio sexual;
  • Ética no ambiente de trabalho;
  • Como combater o assédio sexual no trabalho.

O tema deve ser escolhido de forma eficaz para esclarecer as dúvidas de colaboradores e de seus gestores, promovendo, assim, um hábito a ser difundido na empresa.

Qual é a importância da palestra assédio sexual no trabalho?

A empresa, primeiramente, deve ter regras e uma cultura forte de combate a qualquer tipo de discriminação ou assédio. Nesse sentido, campanhas regulares no SIPAT para esse tema, têm a influência de espalhar o conhecimento e, assim, cultivar um hábito de prevenção de tais atos.

Compreensão por meio das palestras

Ao conhecer e combater essas práticas, define-se a relação de qualidade de vida e ambiente saudável, afinal, o engajamento como um todo consegue mudar atitudes e visões. Ou seja, todos se capacitam pela constância das informações estabelecidas nas palestras. 

Super SIPAT

A Super SIPAT tem tudo o que você precisa para realizar a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Isso porque, conta com uma equipe especializada em temas para este evento, bem como, equipamentos de ponta para ambientes internos e externos. Então, visite o site para conhecer mais sobre os serviços disponíveis.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT