AET – 10 dicas para fazer a análise ergonômica do Trabalho

AET

A AET, como é chamada a Análise Ergonômica do Trabalho, é uma série de testes que visam melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador na sua empresa. Dessa forma, é preciso estar atento aos desafios do trabalho para aplicá-la com efetividade. 

O que é a AET?

É um modo de verificar a ergonomia no local de trabalho. Então, o Ministério do Trabalho, a partir da NR 17, tem como função garantir essas condições básicas para as pessoas nesse ambiente. 

A princípio, as análises têm como foco a boa condição física e mental do funcionário no local de trabalho. Ou seja, buscam melhorar a eficiência das pessoas nas suas tarefas diárias e funções. 

Quais são os benefícios da AET?

Esta prática é boa tanto para a empresa quanto para as pessoas que atuam nela. Desse modo, com a ajuda de especialistas e mudanças vê-se que é possível obter benefícios como:

  • Melhorar a eficácia no local de trabalho;
  • Aumentar a felicidade das pessoas;
  • Reduzir as queixas por exaustão física.

Por ser uma atividade obrigatória, ou seja, a mando do estado, o chefe deve explicar essa questão para os seus funcionários. Além disso, a AET ajuda a diminuir as brigas judiciais que têm relação com o trabalho.

Seus profissionais mais confortáveis

As atividades que usam esforço físico são testadas para que o trabalhador não se prejudique. Portanto, uma pessoa adaptada e de bem com sua função é um fator muito positivo para a empresa. 

Palestra em ambiente de trabalho onde palestrante faz malabarismo com argolas.
Legenda: A AET visa melhorar a ergonomia para que sua equipe fique mais confortável

Quem pode realizar a AET?

As pessoas que são mais aptas para fazer a análise são, em especial, das áreas médicas. Nesse sentido, os médicos, os fisioterapeutas e os profissionais de segurança com foco em ergonomia.

Busque por especialistas 

Existem grupos que fazem o serviço de análise por meio de pessoas habilitadas. Portanto, garanta que sua empresa faça a análise do jeito certo para que a sua equipe entenda o que é AET.

10 dicas para analisar a ergonomia no trabalho

As  opções para uma boa análise tem como foco ajudar e guiar os chefes no momento das práticas de melhoria ergonômica. Para isso, confira a seguir as primeiras cinco dicas de análise de ergonomia do local:

  1. Olhe os fatores negativos do ambiente;
  2. Veja as tarefas que são feitas pelas pessoas;
  3. Anote os desgastes físicos;
  4. Perceba os impactos mentais;
  5. Pense em práticas para melhorar.

Com base no que foi dito acima, as outras cinco dicas AET são como um bônus de melhorias. Então, veja os pontos que, da mesma forma, precisam de atenção da empresa na hora de fazer análises:

  1. Questões trabalhistas;
  2. Jornada de trabalho;
  3. Modos de fazer as tarefas;
  4. Temperatura do local;
  5. Luz no espaço.

É por meio  desses pontos que a empresa é capaz de garantir a ergonomia trabalhista. Portanto, focar nos tópicos indicados é fazer com que o empregado reduza o grau de questões nocivas.

Aborde a AET na SIPAT

Para demonstrar os benefícios da AET existe a SIPAT, que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Com isso, o evento deve ser feito por pessoas com formação de foco em ergonomia no trabalho.

Super SIPAT

Ao abordar o tema ergonomia em seu evento é preciso que conte com especialistas. Então, a melhor opção é contratar a Super SIPAT. Isso porque, a empresa é referência no tema e conta com ações que vão conscientizar todo o seu time.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT

Em [ANO] organize uma rádio SIPAT

Organize uma rádio SIPAT

Fazer uma rádio SIPAT na empresa pode ser uma excelente forma de comunicação com os colaboradores, assim todos ficam por dentro das principais informações. Além

Leia Mais »