NR 35 Atualizada e Resumida – Guia 2024 sobre trabalho em Altura

NR 35

A NR 35 é uma norma sobre a segurança no trabalho em altura. Em2024 ela passou por alterações que visam reduzir o número de acidentes sofridos nessa área. Dessa maneira, é útil que os envolvidos se mantenham informados sobre as novidades em 2024 para aplicar as regras.

Um breve resumo sobre a NR 35

A norma tem como traço principal o seu objetivo de zelar pela segurança no trabalho em altura. Esse é feito em um nível de dois metros do nível inferior e há risco de queda. Portanto, é vital saber os equipamentos úteis para a operação ser realizada com o cuidado.

Quais são as novidades da norma 2024?

O que a norma traz de novidades são as revisões do seu texto. Por isso, ela tem por objetivo reduzir as chances de acidentes. Então, há pessoas que estão interessadas de forma direta, como:

  • Empregadores;
  • Colaboradores;
  • Profissionais da área de segurança no trabalho.

Inspecionar serve para que se tenha certeza da qualidade dos materiais de segurança. Assim, é importante que cada um faça sua parte para que as regras sejam cumpridas para evitar acidentes.

Treinamento sobre NR 35 na SIPAT

O maior número de acidentes ocorre no modelo do trabalho em altura. Esse assunto pode ser levantado na semana interna de prevenção a acidentes de trabalho, a SIPAT. Dessa maneira, é de obrigação do empregador:

  • Informar sobre a norma;
  • Proporcionar os materiais de segurança;
  • Assegurar que as regras são cumpridas.

É útil, então, que as empresas realizem treinamento sobre a NR 35 resumida para além da oratória. Assim, realizar atividades práticas com profissionais é vital e garante uma rotina de trabalho em segurança.

Qual o papel do funcionário?

Para o funcionário também há uma parte do guia. Dessa forma, é de obrigação dele seguir as regras e estar nos treinamentos. É importante zelar pela sua saúde e segurança e  pelos seus colegas de trabalho.

Colaboradores de empresa assistem teatro motivacional em semana de SIPAT.
Legenda: É essencial que os funcionários tenham um treinamento sobre a NR 35.

O que é sistema de proteção contra quedas?

Sistema de proteção contra quedas são objetos de uso coletivo ou individual. Ele visa diminuir os resultados de um acidente ou evitar que ocorra algo. Assim, é importante focar na prevenção, portanto, utilizar a NR 35 trabalho em altura.

Emergências e salvamento

Mesmo com cuidado, ainda é possível que ocorram acidentes. Dessa forma, é importante que os colaboradores estejam treinados para situações de emergência. Outra novidade da norma é a ênfase para o preparo para uma emergência.

Lista de trabalhos que se aplicam a NR 35

São diversas as funções em que o Guia NR 35 se aplica, porque é comum o serviço em alturas acima de dois metros. Seguem então alguns exemplos de trabalhos que envolvem a norma:

  • Construção civil;
  • Pintores de Edifícios;
  • Manutenção da rede elétrica.

Essas e outras atividades devem seguir as regras. Dessa maneira, a segurança deve ser uma prioridade em qualquer trabalho, ainda mais naqueles que oferecem algum risco de vida.

Conheça a SUPER SIPAT

A SUPER SIPAT é uma empresa especializada em abordar assuntos importantes, como, normas regulamentadoras. Mas, tudo com muito bom-humor e de forma leve. Assim, entre em contato e conheça as muitas opções de palestras.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT