Os treinamentos de Segurança no Trabalho são vitais para qualquer empresa, uma vez que eles ajudam a reduzir acidentes e cuidar da saúde. Então, confira 9 capacitações de SST, além dos tipos mais comuns que as firmas usam para educar as suas equipes.
Quais os principais treinamentos de Segurança no Trabalho?
Todos os treinamentos de Segurança no Trabalho são importantes e irão mudar de acordo com o setor de atuação e as normas reguladoras.
Ao passo que há uma variedade enorme de capacitações e vários profissionais buscam se especializar em uma área mais específica.
É vital conhecer aqueles que dizem respeito ao setor em que o profissional trabalha para ele saber o que fazer para evitar acidentes. Por isso, é vital ter uma SIPAT sobre o tema nas empresas, contudo, este artigo traz 9 treinamentos que são de suma importância, são eles:
- Integração e segurança;
- Conservação e uso de EPIs;
- Primeiros socorros;
- Movimentação de Materiais;
- Espaços confinados;
- Trabalho nas alturas;
- Operadores de máquinas;
- Agrotóxicos;
- Operador de check-out;
Essas são algumas das principais capacitações de SST (Segurança e Saúde no Trabalho). Todavia, há uma diversidade deles que variam conforme a área de atuação, sejam em indústrias, transporte de cargas e vários outros setores.
Qual a importância dos treinamentos de Segurança no Trabalho?
Os treinamentos de Segurança no Trabalho permitem que o funcionário fique sempre atento aos perigos, o que evita que acidentes ocorram. Por isso, é vital que a empresa inclua este como um dos temas para SIPAT, contudo, veja os tipos de SST a seguir.
Análise de risco
Os treinamentos sobre análise ajudam a empresa a identificar quais riscos podem vir a ocorrer no futuro. Por esse motivo, o foco é conscientizar os funcionários e prevenir acidentes.
Treinamentos de segurança de conscientização
Esse tipo de treinamento, como o próprio nome já diz, busca conscientizar os funcionários. Ao passo que, nesse processo, a SIPAT é de suma importância com palestras sobre as regras e normas de segurança.
O objetivo é também informar sobre a maneira correta de utilizar os EPIs, bem como alertar sobre o porquê eles são essenciais para o trabalho.
Ergonomia
Os treinamentos sobre ergonomia também são um dos tipos mais comuns nas empresas. Uma vez que o seu objetivo é ajudar na prevenção de doenças ocupacionais, como as lesões no trabalho, dores no corpo e vários outros.
Integração
Esse treinamento é muito comum toda vez que há a contratação de um novo funcionário para orientá-lo sobre a segurança e saúde no trabalho.
Para finalizar este artigo, a Super SIPAT é o parceiro ideal para a sua empresa com palestras pontuais sobre o tema. Então, conte com quem entende do assunto para conscientizar os seus funcionários da melhor forma.