O câncer do colo do útero é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres em todo o mundo, mas felizmente, muitos casos podem ser prevenidos por meio de certas medidas simples e eficazes.
Como se proteger contra o câncer do colo do útero?
A proteção contra o câncer do colo do útero vai desde a vacinação contra o HPV, até os exames regulares e sexo seguro. Veja abaixo, aliás, essas e outras dicas de prevenção.
1. Vacinação contra HPV
A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma forma eficaz de prevenir a infecção por esse vírus, fortemente associado, de fato, ao surgimento desta doença.
2. Faça exames regulares
Os exames de Papanicolau e o teste de HPV, por exemplo, são cruciais para ver alterações cervicais de forma precoce. Sendo assim, permite um tratamento mais eficaz.
3. Evite fumar
O tabagismo pode levar a um aumento do risco desse tipo de câncer, portanto, evitar o uso do tabaco é uma medida importante para se prevenir.
4. Pratique sexo seguro
A transmissão do HPV está ligada ao contato sexual, por isso, o uso de preservativos você deve fazer sexo seguro para reduzir o risco de infecção.
5. Tenha uma dieta saudável
Ter uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras e alimentos antioxidantes pode ajudar a deixar o seu sistema imunológico mais forte e, assim, reduzir o risco de câncer.
6. Mantenha um peso saudável
O excesso de peso e a obesidade podem ser uma causa do câncer, desse modo, o ideal é se manter dentro do seu peso ideal, com base na sua altura.
7. Evite múltiplos parceiros sexuais
A exposição a vários parceiros sexuais pode elevar o risco de infecção por HPV e, então, te deixar exposta ao risco de sofrer com câncer cervical.
8. Não deixe de fazer exames de rotina
Mesmo sem sintomas, é vital manter os exames em dia para garantir a detecção precoce de qualquer alteração cervical. Porém, se atente aos seguintes sinais:
- sangramento vaginal anormal;
- dor durante ou após o ato sexual;
- corrimento incomum;
- dor pélvica forte.
9. Reduza o estresse
O estresse no trabalho crônico pode afetar o seu sistema imunológico, então, achar formas de reduzi-lo pode ser benéfico para manter a sua saúde cervical.
10. Informe-se e promova a conscientização
Estar bem informada sobre o câncer e os seus fatores de risco pode ajudar a adotar formas de prevenção. Além disso, passar a informação adiante reduz o impacto dessa doença.
Qual é a relação entre HPV e câncer do colo do útero?
O HPV é uma das principais causas do câncer do colo do útero, uma vez que a infecção persistente por certos tipos, sobretudo os de alto risco, pode levar a alterações nas células cervicais ao longo do tempo. Desse modo, aumenta o risco de câncer cervical.