A história da Segurança do Trabalho mostra que essa é uma área que cresceu muito durante os anos para dar, principalmente, proteção aos trabalhadores em seus locais de trabalho. Veja todas as curiosidades sobre essa jornada.
Qual é a história da Segurança do Trabalho?
A história da Segurança do Trabalho tem, a princípio, seu início na Revolução Industrial, quando a forma de trabalhar nas indústrias era muito perigosa. Naquela época, vários trabalhadores se feriram e morreram em acidentes de trabalho.
Primeiras leis de segurança
Foi no final do século XIX que as primeiras leis de saúde e segurança do trabalho surgiram. Desse modo, os chefes tinham que oferecer um ambiente de trabalho seguro para as pessoas.
Desde então, o setor está sempre crescendo para proteger os trabalhadores em todas as áreas, por exemplo, indústrias, comércio e serviços. Isso, aliás, se chama cuidado ativo.
Revolução Industrial e a Segurança do Trabalho
Durante a Revolução Industrial, as fábricas eram escuras, sujas e lotadas, com pouco ar puro e luz. Além disso, as máquinas eram perigosas e não havia proteção adequada para os trabalhadores.
Foi só após muitas mortes que as primeiras leis de Segurança do Trabalho apareceram. Portanto, isso exigiu que os donos dessem um local de trabalho seguro para seus funcionários.
Como foram criadas as leis na história da Segurança do Trabalho?
As primeiras leis na história da Segurança do Trabalho, de fato, só apareceram depois de muitas mortes no local de trabalho durante a Revolução Industrial.
O surgimento de EPI’s e os treinamentos de segurança
Desde então, muitos países têm leis e regras que servem para que os trabalhadores façam suas funções com segurança. Essas leis incluem o uso de:
- equipamentos de proteção individual;
- treinamento de segurança;
- inspeções regulares no local de trabalho.
A criação de normas ajudou a melhorar muito a segurança em todas as firmas. Por isso, todo local de trabalho precisa ter todos os itens exigidos por lei.
O papel da tecnologia na Segurança do Trabalho
A tecnologia sempre foi uma aliada da Segurança do Trabalho ao longo dos anos. Novas opções, como robôs e drones, são usados para fazer tarefas perigosas e diminuir o risco de lesões para as pessoas.
Qual é o futuro da história da Segurança do Trabalho?
O que se pode esperar do futuro na área de Segurança do Trabalho, é o uso mais amplo da inteligência artificial e da realidade virtual, que servem para treinar trabalhadores e reduzir o risco de acidentes.
O pensamento em torno da Segurança do Trabalho está mudando. Além disso, mais empresas pensam no bem-estar dos seus funcionários. Por isso, eduque a sua equipe da melhor forma ao trazer as palestras e teatros da Super SIPAT para os eventos da sua firma.