Conheça 5 dicas de finanças pessoais para levar para sua SIPAT e ajudar os membros da sua equipe a chegar no tão sonhado equilíbrio financeiro. Afinal, uma boa gestão dos recursos pode melhorar a qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
Qual é o conceito de finanças pessoais?
O termo finanças pessoais se refere à gestão de recursos de um indivíduo ou de um grupo familiar. Ou seja, é um estudo que mostra como organizar melhor os gastos, pois eles impactam de forma direta várias áreas da vida.
A falta da educação financeira pode gerar muito estresse na vida de uma pessoa. Contudo, com algumas medidas simples, é possível retomar o controle e conquistar o equilíbrio desejado para viver com mais tranquilidade.
Então, falar deste tema durante palestras para SIPAT pode produzir um efeito cascata. Pois os membros da equipe passam a gerir melhor seus recursos e com isso, ganham mais qualidade de vida e saúde mental. Assim, tornam-se mais produtivos e satisfeitos.
Como cuidar das finanças pessoais?
O principal ponto para cuidar das finanças pessoais é ter controle sobre seus gastos. Em outras palavras, você deve observar seus gastos e seus recursos. Dessa forma a primeira coisa que você deve saber é que os gastos podem ser de quatro tipos:
- essenciais;
- desejos;
- investimentos;
- dívidas.
Assim, os gastos essenciais são aqueles que envolvem itens como, alimentação, educação, transporte, saúde e moradia. Os desejos de consumo, por sua vez, são aqueles itens que não são cruciais, como calçados de marca e celular de última geração.
Tanto os investimentos quanto as dívidas tem relação com objetivos e metas. E devem ser observados com bastante cuidado. Neste caso, em especial as dívidas, pois é preciso traçar metas para que elas sejam quitadas.
Como controlar os gastos?
Para controlar os gastos você deve ter metas financeiras de curto, médio e longo prazo, bem como avaliar bem os gastos necessários e em especial, os dos cartões de crédito. Além disso, veja estas 5 dicas para controlar as despesas:
- gaste menos do que ganha;
- monitore seus gastos;
- renegocie suas dívidas;
- monte uma planilha de gastos;
- faça uma reserva de emergência.
Segundo levantamento, 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento, mostra pesquisa. Portanto, abordar este tema na SIPAT e ensinar dicas práticas de como melhorar a saúde financeira do seu pessoal é de fundamental importância.
A Super SIPAT é referência no mercado de palestras e já realizou mais de 1600 eventos com didática leve e dinâmica. Então, entre em contato e encontre a melhor solução para levar esse tema para sua empresa.