Veja 5 dicas para conter os gastos e melhorar as finanças pessoais em 2024

Veja 5 dicas para conter os gastos e melhorar as finanças pessoais

Conheça 5 dicas de finanças pessoais para levar para sua SIPAT e ajudar os membros da sua equipe a chegar no tão sonhado equilíbrio financeiro. Afinal, uma boa gestão dos recursos pode melhorar a qualidade de vida dentro e fora do trabalho.

Qual é o conceito de finanças pessoais?

O termo finanças pessoais se refere à gestão de recursos de um indivíduo ou de um grupo familiar. Ou seja, é um estudo que mostra como organizar melhor os gastos, pois eles impactam de forma direta várias áreas da vida. 

A falta da educação financeira pode gerar muito estresse na vida de uma pessoa. Contudo, com algumas medidas simples, é possível retomar o controle e conquistar o equilíbrio desejado para viver com mais tranquilidade. 

Então, falar deste tema durante palestras para SIPAT pode produzir um efeito cascata. Pois os membros da equipe passam a gerir melhor seus recursos e com isso, ganham mais qualidade de vida e saúde mental. Assim, tornam-se mais produtivos e satisfeitos. 

Veja 5 dicas para conter os gastos e melhorar as finanças pessoais
A saúde financeira colabora com a promoção do bem-estar 

Como cuidar das finanças pessoais?

O principal ponto para cuidar das finanças pessoais é ter controle sobre seus gastos. Em outras palavras, você deve observar seus gastos e seus recursos. Dessa forma a primeira coisa que você deve saber é que os gastos podem ser de quatro tipos:

  • essenciais;
  • desejos; 
  • investimentos; 
  • dívidas. 

Assim, os gastos essenciais são aqueles que envolvem itens como, alimentação, educação, transporte, saúde e moradia. Os desejos de consumo, por sua vez, são aqueles itens que não são cruciais, como calçados de marca e celular de última geração. 

Tanto os investimentos quanto as dívidas tem relação com objetivos e metas. E devem ser observados com bastante cuidado. Neste caso, em especial as dívidas, pois é preciso traçar metas para que elas sejam quitadas. 

Como controlar os gastos?

Para controlar os gastos você deve ter metas financeiras de curto, médio e longo prazo, bem como avaliar bem os gastos necessários e em especial, os dos cartões de crédito. Além disso, veja estas 5 dicas para controlar as despesas:

  • gaste menos do que ganha;
  • monitore seus gastos; 
  • renegocie suas dívidas; 
  • monte uma planilha de gastos; 
  • faça uma reserva de emergência.

Segundo levantamento, 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento, mostra pesquisa. Portanto, abordar este tema na SIPAT e ensinar dicas práticas de como melhorar a saúde financeira do seu pessoal é de fundamental importância. 

A Super SIPAT é referência no mercado de palestras e já realizou mais de 1600 eventos com didática leve e dinâmica. Então, entre em contato e encontre a melhor solução para levar esse tema para sua empresa.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT