O que é SESMT? – Guia completo 2022

o que é SESMT

Muitas pessoas não sabem o que é SESMT e nem para que ele serve. No entanto, ele é essencial para manter o bem-estar de todos os integrantes de uma companhia. Dessa forma, confira um guia completo sobre o tema e tire todas as suas dúvidas.

Então, o que é SESMT?

O termo quer dizer Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Portanto, o grande foco deles é tornar o ambiente o mais seguro possível.

Isso ao mesmo tempo em que busca prevenir que os membros da empresa sofram com doenças ocupacionais. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, o SESMT surgiu há uns bons anos, em 1967.

Um tema pouco discutido até então

Em 1919 já haviam leis que falavam sobre imprevistos de trabalho. No entanto, nenhuma delas incluía os danos ocupacionais causados  dentro da rotina diária dos funcionários. Dessa forma, qualquer pessoa que ficasse doente por esse motivo ficava sem auxílio.

Foi dentro desse contexto que esse serviço surgiu, para proteger as pessoas de quaisquer situações de risco. Então, confira nos próximos tópicos quem faz parte desse grupo de profissionais especializados em proteger outras pessoas.

Os integrantes do SESMT

Quem determina os membros desse grupo é a NR 4. Portanto, tudo é feito pensando na melhor maneira de proteger e cuidar dos membros de uma instituição. Veja só quem são esses integrantes.

  • Médico;
  • Engenheiro de segurança do trabalho;
  • Enfermeiro;
  • Técnico em segurança do trabalho;
  • Auxiliar de enfermagem.

É importante ressaltar que apenas profissionais com alto nível de qualificação fazem parte dessa equipe. Dessa forma, ela é de total confiança e capaz de melhorar ainda mais o ambiente corporativo.

O que é SESMT e qual o papel de cada integrante?

Quando alguém se pergunta para que serve o SESMT é essencial entender os papéis de cada membro do time. Essa é a maneira mais fácil de entender de fato qual a relevância desse serviço.

Portanto, veja a seguir a função principal de cada um desses integrantes.

1 – Médico

Faz todos os atendimentos dentro da companhia. Então, é sua função garantir o bem-estar dos membros da instituição. Além disso, o médico também realiza perícias sempre que é necessário.

2 – Engenheiro 

Busca reduzir ao máximo as possibilidades de tragédias dentro do espaço corporativo. Por isso a necessidade de se ter uma boa formação técnica para criar as alternativas de prevenção e contenção.

3 – Enfermeiro e auxiliar

São os responsáveis pelo relacionamento com os pacientes todos os dias, auxiliando no que for necessário. Dessa forma, eles prestam uma grande ajuda também aos médicos que trabalham dentro da empresa.

4 – Técnico de segurança

É sua função analisar todo o local e examinar ferramentas úteis contra acidentes. Ainda, o técnico investiga acidentes e tenta descobrir as causas para pensar em medidas de proteção boas e eficazes.

Vale a pena investir dinheiro no SESMT?

Agora você já sabe o que é SESMT e quais suas tarefas dentro de um ambiente empresarial. Então, sem a menor sombra de dúvidas, investir nesses serviços é uma boa ideia. Assim, é possível garantir o bem-estar de todo mundo e evitar quaisquer imprevistos.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT