Curso segurança do trabalho – Os 10 melhores cursos

curso de Segurança do Trabalho

Elaborar um curso de Segurança do Trabalho para SIPAT é uma tarefa bem complexa. São muitos temas importantes que precisam ser abordados e isso deixa algumas empresas confusas. Dessa forma, veja alguns temas que jamais podem ser colocados de lado.

Top 10 dos melhores cursos sobre Segurança do Trabalho

Os assuntos abaixo afetam de forma direta o dia a dia e o bem-estar dos profissionais de uma companhia. Portanto, você pode escolher um ou mais deles para montar a sua palestra.

  1. O que é EPI;
  2. A importância do EPC;
  3. Análise preliminar de risco;
  4. Riscos de acidentes;
  5. Ergonomia;
  6. Organização e limpeza;
  7. Primeiros socorros;
  8. Lesões;
  9. Saúde mental;
  10. Trabalho em equipe.

1 – O que é EPI

A sigla significa Equipamentos de Proteção Individual. Assim, essas ferramentas são essenciais para garantir a segurança dos funcionários. Então, a ideia é mostrar que instrumentos são esses e qual a maneira correta de usá-los.

2 – Curso de Segurança do Trabalho: a importância do EPC

Os Equipamentos de Proteção Coletiva também fazem parte da segurança de uma companhia. Assim, sem eles, tanto um funcionário pode sofrer acidentes como também, seus colegas.

3 – Análise preliminar de risco

Saber identificar situações de perigo é uma das maneiras mais eficazes de evitá-lo. Portanto, é essencial ensinar aos profissionais da companhia como fazer isso na sua rotina diária.

4 – Riscos de acidentes é tema para curso de Segurança do Trabalho

Uma ideia de tema que visa alertar sobre as possibilidades de acidentes. Dessa forma, é interessante montar uma apresentação interativa. Avaliar o ambiente da empresa para que os profissionais discutam juntos sobre esses riscos.

5 – Ergonomia é um bom tema de curso de Segurança do Trabalho

Uma das grandes causas de acidentes é a falta de ergonomia. Então, dores e lesões em geral podem ser evitadas com mudanças simples. No entanto, os funcionários precisam estar cientes delas.

6 – Organização e limpeza

Esses hábitos transformam o ambiente de trabalho e ainda, previne riscos de acidente. Assim, vale muito a pena montar um curso de Segurança do Trabalho que inclua esse tema.

7 – Primeiros socorros

Por mais que existam medidas de prevenção, os acidentes podem acontecer. Nesse sentido, os seus funcionários precisam ter noção do que fazer em uma situação dessas. Daí a importância de aplicar um treinamento em primeiros socorros.

8 – Curso de Segurança do Trabalho: lesões

Explicar para os profissionais de uma empresa o que pode acontecer com eles em caso de acidentes é essencial. No entanto, isso deve ser feito de uma maneira leve, focando em conscientizar o grupo.

9 – Saúde mental

Por mais que muitas empresas ainda deixem esse tema de lado, isso é um erro que você não deve cometer. Portanto, use um momento da SIPAT para abordar medidas de cuidados que envolvam a saúde mental. Afinal, isso também afeta a segurança no trabalho.

10 – Trabalho em equipe

É muito raro alguém trabalhar sozinho em uma empresa. Além disso, o trabalho em equipe, quando bem feito, combate os riscos de acidentes. Dessa forma, esse é um dos melhores cursos de Segurança do Trabalho.

Torne a SIPAT um evento ainda mais interativo

Esses são os tópicos mais importantes sobre o tema. No entanto, saiba que montar apresentações que impactem os funcionários é um desafio enorme. Dessa forma, muitas empresas contratam pessoas qualificadas para fazer essa tarefa.

Seus colegas merecem o melhor

A Super SIPAT é uma instituição famosa pelo seu trabalho de qualidade. Assim, ela vai deixar o seu evento mais eficaz e divertido, tudo ao mesmo tempo. Portanto, é uma alternativa que vale muito a pena investir.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT