O preconceito contra idosos no local de trabalho afeta as pessoas mais velhas e as firmas, que podem perder chances de inovar e crescer. Portanto, reagir e gerar um local vasto para todas as idades é vital para o sucesso das empresas e para o mercado de trabalho.
Quais são os efeitos do preconceito contra idosos no local de trabalho?
O preconceito contra idosos no local de trabalho pode ter sérios efeitos negativos, como estresse, ansiedade e depressão nos mais velhos. Além disso, pode levar à isolação social, acabar com o orgulho e a confiança a ponto de afetar a atuação e o prazer de trabalhar.
Quando pessoas idosas são discriminadas, muitos deles optam por sair da firma em busca de locais mais inclusivos. Dessa forma, isso resulta na perda de talentos valiosos, é preciso recrutar e treinar novos funcionários, isso gera custo notável para as empresas.
Gera menos ânimo e reduz a produção entre as pessoas mais velhas e também afeta a conduta geral da equipe. Então, se surgir casos no local de trabalho, pode manchar a boa fama da filial, isso afeta o público, clientes e investidores.
O que uma palestra sobre exclusão no local de trabalho aborda?
As palestras podem abordar vários temas vitais para evitar qualquer preconceito no espaço de trabalho como, por exemplo:
- ondas demográficas e o desgaste da força de trabalho;
- métricas e evidências de agressão;
- perdas e vieses implícitos;
- efeito no bem-estar e na saúde mental;
- leis e proteções;
- inclusão e distinção etária;
- meios para lidar com a exclusão;
- histórias de sucesso e exemplos positivos.
O ideal é sugerir formas de apoiar a inclusão dos idosos, como atuar em grupos de diversidade ou planos de mentoria interior. Desse modo, um local de trabalho onde a exclusão é tolerada ou ignorada pode criar uma cultura corporativa tóxica.
Quais são os meios para lidar com o preconceito contra idosos?
Para lidar com o preconceito contra idosos, as firmas precisam oferecer treino regular sobre a inclusão para todas as equipes. Além disso, criar políticas claras e incluí-las no manual da firma.
Também é uma boa opção realizar ação de admissão e promoção com base apenas em méritos e objetivos, não na idade. Assim, também é possível gerar mais chances para que as pessoas mais jovens aprendam com os mais velhos e assim, incentivar uma cultura de diálogo aberto.
Optar por um palestrante experiente pode ser valioso para criar um local inclusivo. Então, a Super SIPAT pode ajudar a promover a igualdade etária e a melhorar a cultura da firma, o que resulta em pontos positivos para a equipe e para a empresa.