Os primeiros socorros choque elétrico se fazem precisos quando uma corrente enérgica flui de forma danosa através do corpo de uma pessoa. Isso ocorre, aliás, ao se ter contato com uma fonte de energia, como, por exemplo, fios sem capa ou aparelhos com defeito.
Como prestar os primeiros socorros choque elétrico?
Prestar os primeiros socorros choque elétrico exige alguns passos cruciais, para, assim, reduzir os riscos de danos ainda mais graves. Antes de tudo, é preciso verificar se a área está segura e, logo depois, desligar a fonte de energia, se possível. Em seguida, basta:
- pedir que a vítima se afaste da fonte do choque, caso ela consiga se mover;
- avaliar como está a respiração e circulação;
- procurar por fraturas ou outros danos físicos;
- iniciar a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar);
- buscar ajuda médica, mesmo que pareça bem, pois pode haver danos internos;
- manter o acidentado calmo até o resgate chegar.
Vale ressaltar que, quanto à ingestão de água, não há um tempo exato para esperar antes de beber. Mas, se a pessoa estiver em estado de choque ou com queimaduras, pode ser necessário adiar o consumo até que ela seja avaliada por um profissional de saúde.
O que não fazer durante o resgate?
Embora uma ação imediata seja vital, há certas condutas que podem agravar a situação ou até mesmo colocar em risco a segurança da vítima, bem como de outras pessoas ao redor. Portanto, algumas das coisas que não devem ser feitas durante o resgate são:
- tocar na vítima enquanto a fonte de energia ainda estiver ativa;
- usar as mãos nuas para afastá-la do local do choque;
- se colocar em perigo ao tentar salvá-la;
- tentar técnicas avançadas de salvamento sem o devido preparo.
Como saber se o choque foi grave?
Se a intensidade não for maior que 9 mA, o choque não é tão grave. Porém, se a corrente chega ou ultrapassa 20 mA o perigo é muito maior mesmo que a vítima seja exposta por pouco tempo.
Quais danos os primeiros socorros choque elétrico podem evitar?
Os primeiros socorros choque elétrico tem um papel crucial na prevenção e percepção de risco, bem como na redução de vários tipos de danos à vítima. Aliás, os principais deles são:
- parada cardíaca;
- falta de ar;
- feridas na pele;
- lesões nos músculos, ossos e articulações.
A Super SIPAT ensina os primeiros socorros choque elétrico?
A Super SIPAT oferece serviços, como palestras e workshops, por exemplo, que ensinam a prestar os primeiros socorros choque elétrico. Portanto, é a melhor opção para a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da sua empresa.