Campanha setembro amarelo: qual a importância da saúde mental no trabalho? Confira 9 temas

A campanha setembro amarelo foca em prevenir o suicídio. Desse modo, todos os anos, várias ações são feitas, para deixar as pessoas cientes do problema. Por isso, saiba onde surgiu a ideia e como abordar esse tema nas empresas.

O que é a campanha setembro amarelo?

A campanha tem diversas atividades, como palestras, por exemplo, que focam na saúde mental. Embora seja um ponto de atenção constante, o mês de setembro foi escolhido para ter um olhar especial ao tema. 

Por essa razão as palestras setembro amarelo são de vital importância para tocar em pontos delicados e que ainda são objeto de preconceito. Desse modo, as pessoas podem se sentir acolhidas e a vontade para buscar ajuda.

Importância da terapia

As ações da campanha setembro amarelo buscam ainda informar sobre o papel da terapia para tratar casos de depressão ou ansiedade. Afinal, essas são doenças que atingem uma grande parcela da população, mas que hesitam em buscar ajuda.

Foto: A campanha do setembro amarelo ajuda no combate ao suicídio na sua empresa

Como surgiu a campanha setembro amarelo?

Quando o jovem Mike Emme se suicidou em 1997 nos Estados Unidos, sua família distribuiu cartões com faixas amarelas com frases de apoio. Isso porque a cor remetia ao carro que o jovem tinha.

A partir daí, começou a se formar um movimento em prol da saúde mental e para evitar o suicídio. Com isso, a faixa amarela passou a marcar as ações, como é até os dias de hoje. 

No Brasil

Inspirado na iniciativa norte-americana, em 2015 surgiu de forma oficial a campanha setembro amarelo no Brasil. Por sua vez, no país, ela foi feita em parceria do Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e a Associação de Psiquiatria.

Por que a campanha setembro amarelo é importante nas empresas?

No âmbito das empresas, a saúde mental é um ponto que exige atenção. Isso porque o ritmo de trabalho moderno gera quadros de estresse e ansiedade, que podem levar a situações mais graves. 

Para tentar sanar esse problema, é crucial incentivar os líderes e RH a estarem em contato com os funcionários. Desse modo, vale tentar identificar alguma alteração na forma que se comporta que possa indicar um problema.

Fatores externos

Nem todos os problemas têm origem no trabalho, mas podem impactar na produção do empregado. Portanto, a campanha setembro amarelo também pode se voltar para a forma de lidar com essas questões e oferecer ajuda.

Quais os temas para tratar na campanha setembro amarelo?

Cuidar da saúde mental dos empregados também é uma forma de investir na empresa. Afinal, um ambiente sadio traz mais produtividade para a companhia. Diante disso, nada melhor do que aproveitar a SIPAT para tratar do tema, então, ficam algumas sugestões:

  • Como funciona o CVV, Centro de Valorização da Vida;
  • Práticas que podem reduzir o estresse, tais como a meditação;
  • Como manter um ambiente de trabalho sadio, bem como lidar com a pressão;
  • Dicas para identificar e falar com alguém que precisa de ajuda;
  • Como praticar a escuta ativa;
  • Quando buscar ajuda na terapia.

A Super SIPAT há vários anos faz palestras em empresas, nos mais diversos ramos. Por isso, conte com uma equipe especialista e que seja capaz de tratar o tema de forma leve e atrativa. Assim, o conteúdo é melhor aproveitado e traz mais resultado.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT