A educação financeira é um tema vital, que deve ser falado em todos os âmbitos, seja na escola, trabalho ou em casa. Segundo o Serasa, até março, 72,89 milhões de CPFs estavam com restrição. Assim, é preciso tratar do assunto, inclusive na SIPAT.
Quais assuntos a educação financeira deve abordar?
Os assuntos que a educação financeira deve abordar incluem o orçamento e o planejamento financeiro, o super endividamento, além de outros, como:
- crédito consciente;
- investimentos básicos;
- metas financeiras a curto, médio e longo prazo;
- como falar de dinheiro com os filhos, dentre outros.
Quais são os 4 passos para a educação financeira?
Apesar do tema da relação com o dinheiro ser vem amplo, existem 4 pilares principais. Assim sendo, você pode focar eles, tanto para aprender quanto para ensinar. São eles, então:
- Reconhecer: saiba ver os problemas financeiros que você tem em sua vida;
- Registrar: tenha um registro fiel de receitas, gastos, e investimentos;
- Revisar: analise seus dados sempre, para ver áreas que você pode ajustar;
- Realizar: aplique seu plano financeiro, na prática.
O que falar em uma palestra de educação financeira?
Você pode falar em palestras sobre educação financeira, assuntos como os pilares centrais: reconhecer, registrar, revisar e realizar. Além disso, também dá para ampliar esses temas, passando para coisas mais pontuais, como sobre como investir, prevenir gastos em excesso, etc.
É valido lembrar que, como esse assunto pode ser um tanto quanto complexo e até chato, é preciso mesclar as palestras com outras ações. Como, por exemplo, dinâmicas em grupo, peças de teatro, mostrar vídeos e outras atividades mais lúdicas como essas.
Também é vital cuidar da logística, como arrumar um lugar com espaço e lugar para sentar, e um bom sistema de som. Ainda mais, é preciso marcar com antecedência e avisar as pessoas que elas têm que comparecer.
Importância da SIPAT para empresas e colaboradores
Não só sobre esse assunto, mas sobre muitos outros que também são importantes no local de trabalho, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é essencial.
Vale lembrar que esse evento é obrigatório para toda empresa com mais de 20 funcionários, que precisam de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
No entanto, fazer a SIPAT é mais do que um modo de evitar problemas com a lei. Isso porque ela é um evento que ajuda na produtividade, diminui os afastamentos por motivos de saúde e, assim, também têm um efeito positivo nos lucros do negócio.
A Super SIPAT
Com a Super SIPAT, você terá palestras que abordam os principais temas sobre a CIPA. Além disso, a forma de lidar com o público faz desta empresa a ideal para promover a saúde no trabalho e alertar sobre seus riscos.