Veja como falar de comunicação não violenta na SIPAT

Veja como falar de comunicação não violenta na SIPAT

A comunicação não violenta (CNV) é um tema vital para um ambiente de trabalho saudável. Nesse sentido, falar dele na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) pode ser uma boa ideia. Confira detalhes do assunto e como abordá-lo.

O que é comunicação não violenta?

Comunicação não violenta é uma abordagem criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que envolve a empatia e a escuta ativa. Assim, ela visa conectar as pessoas por meio dessas habilidades, mesmo quando se enfrentam desafios.

Quando pensamos nesse conceito no contexto de trabalho, dá para ver que é algo que pode ajudar muito nas relações nesse ambiente. Afinal, é comum passar por desafios e pressões, o que pode levar a atritos e brigas.

Por outro lado, se a cultura contra violência verbal for cultivada, esses desafios podem ser mais fáceis de lidar, e isso gera um ciclo vicioso do bem no ambiente de trabalho.

Exemplos de comunicação não violenta

Ao invés de julgar, bem como, se ressentir ou nutrir sentimentos ruins pelos colegas, a CNV incentiva o diálogo e a expressão do que se sente de forma calma e respeitosa. Veja exemplos:

  • feedback construtivo em vez de criticar;
  • resolução de conflitos no lugar de acusar;
  • negociações salariais que sejam boas para ambos os lados;
  • comunicação com colegas sem julgar.

Quais são os 4 componentes da comunicação não violenta?

Os 4 componentes da comunicação não violenta são: Observação; Sentimento; Necessidade e Pedido. Aliás, vamos ver alguns exemplos desses pontos, na prática:

  • Observação: “Vi que você chegou 30 minutos atrasado na reunião”;
  • Sentimento: “Isso me deixou bravo”;
  • Necessidade: “Eu valorizo a pontualidade e respeito pelo tempo dos outros”;
  • Pedido: “Você pode se esforçar para chegar na hora na próxima vez?”.

Usando a abordagem da CNV, então, esse desafio poderia se resolver de forma fácil, sem rancores futuros e com foco na solução, e não no julgamento.

Importância da SIPAT para empresas e colaboradores

Veja como falar de comunicação não violenta na SIPAT
A SIPAT pode ser o momento perfeito para ensinar sobre a CNV

A SIPAT é mais que um evento para prevenir acidentes, mas também para promover um ambiente de trabalho mais leve. Afinal, é onde passamos mais tempo que em casa.

Sem contar que as empresas com mais de 20 colaboradores e que contam com uma CIPA são obrigadas por lei a fazer uma vez por ano esse evento. 

A CNV é um exemplo de tema importante para se tratar na SIPAT. É possível fazer ações como palestras, dinâmicas de grupo, passar vídeos educativos, dentre outras.

Com isso, dá para ensinar as pessoas a cultivarem uma boa relação com os colegas e a manter a paz onde trabalham. E isso, aliás, é bom para todas as partes.

A Super SIPAT

Com a Super SIPAT, você terá palestras que abordam os principais temas sobre a CIPA. Além disso, a forma de lidar com o público faz desta empresa a ideal para promover a saúde no trabalho e alertar sobre seus riscos.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT