O curso de CIPA é muito importante para quem atua com segurança do trabalho. Aliás, esses profissionais são extremamente importantes para uma empresa. Ao passo que são eles que garantem a integridade dos funcionários no dia a dia.
Esses profissionais garantem um ambiente seguro dentro de um local de trabalho. Com o propósito de evitar acidentes, mas também como proceder quando os mesmo acontecem. Para assim evitar que tanto o empregado quanto o empregador sejam muito prejudicados.
Agora você vai conhecer oito dicas para poder montar a sua CIPA. Ao mesmo tempo você estará pronto para criar um ambiente seguro em sua empresa. Assim como garantir que seus funcionários estarão muito bem protegidos durante suas atividades.
O que é e como um curso de CIPA pode te ajudar
A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ou seja, tem como foco garantir a qualidade no ambiente de trabalho. Bem como a conscientização dos funcionários para suas atividades laborais.
Essa comissão garante que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Do mesmo modo tem como objetivo que o funcionário cumpra com suas obrigações. Assim, um curso da CIPA vai te ajudar com essas atividades.
Como atua um profissional formado no curso de CIPA
Esse profissional, em conjunto com a empresa e funcionários, vai formar uma comissão. Dessa forma, haverá tanto representantes do lado do empregador quanto dos empregados. Antes de tudo, os membros são escolhidos por votação.
Essa comissão vai trabalhar mapeando os riscos presentes nas atividades da empresa. Para assim poder traçar planos e formas de prevenir-se acidentes. Todavia também organizam eventos para a conscientização dos riscos diários como a SIPAT.
O que é uma SIPAT
A SIPAT é a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho, que aborda vários temas. Tem o propósito da conscientização de todos no ambiente de trabalho. Portanto, o curso de CIPA pode te ajudar com essa tarefa.
Alguns dos temas abordados são:
- Segurança no trabalho na pandemia;
- Cuidados domésticos com os filhos;
- Motivação em quarentena;
- Comportamento seguro;
- Saúde mental;
- DST e segurança sexual;
- Qualidade de vida em casa e no trabalho;
- Nutrição e alimentação saudável;
- Meio ambiente e sustentabilidade;
- Alcoolismo e tabagismo;
- Cuidados pessoais e higiene pessoal;
- Dependência digital.
Dessa forma, pode usar as sugestões de tema para seu evento. Ou então, adaptá-los de acordo com a realidade da sua empresa. Assim, o importante é que seja algo interessante aos participantes.
8 dicas para organizar uma CIPA
Manter uma CIPA bem organizada é muito importante para uma empresa. Então segue 8 dicas sobre a comissão para o seu negócio:
- Manter um bom diálogo com os funcionários;
- Capacitação de funcionários na área de segurança do trabalho;
- Participação da CIPA no dia a dia da empresa;
- Realização de eventos com o tema “Segurança do Trabalho”;
- Seleção de membros que tenham uma boa comunicação;
- Organização de um espaço para a CIPA;
- Garantir uma atuação efetiva da comissão;
Dessa forma, você consegue garantir um bom funcionamento da comissão na sua empresa. Então, um curso de CIPA é sempre fundamental.