Como falar em público em palestras?

Como falar em público

Saber como falar em público e se comunicar bem não é uma tarefa simples. Inicialmente, o medo pode acabar se sobressaindo, ainda mais se for em palestras.

Por essas e outras que esse receio torna-se muito comum, seja em estudantes ou profissionais. Até porque, é difícil dominar o ato de comunicar-se em público.

Existem inúmeras sugestões e cursos que auxiliam e podem ajudar com esse problema. Assim, abaixo estão algumas boas dicas para te ajudar a aprimorar a comunicação.

Como falar em público

A aptidão de como falar em público começa desde antes da apresentação em um evento. Além de estar em dia com o conteúdo, monte um perfil sobre a sua plateia.

Dessa forma, você terá uma noção do que vai enfrentar e como deve falar. Com essas informações, descubra seus pontos fortes e use-os para potencializar sua comunicação.

Cuidados adicionais

Também é importante cuidar-se para não ter nenhum susto com a saúde. Portanto, alimente-se bem, faça exercícios de respiração e evite remédios para não perder a concentração.

Com a mente podendo atrapalhar, evite não pensar no que poderia dar errado, seja confiante. De antemão, tenha um bom roteiro e esteja aberto à dinâmica com a audiência presente.

O que fazer durante as palestras

Comece sintetizando o conteúdo para cativar a audiência e apresentar os objetivos da sua fala. Dessa maneira, você vai descarregando o seu conteúdo em pontos para guiá-lo enquanto apresenta.

Então, entendendo como falar em público, a palestra acaba parecendo uma proveitosa aula do cotidiano. Além disso, tenha em mente que você não sabe tudo, então use seus pontos fortes.

O que evitar fazer

Tente movimentar-se para que mantenham a atenção em você e não fique repetindo a mesma ação. Ainda nessa ideia, procure focar em mais de uma pessoa ou ponto e procure gesticular.

Dessa forma, você mantém o público despertado e para evitar um cansaço, faça pausas pequenas. Com isso, seu discurso ficará mais fácil de entender e você se mantém ativo.

Dicas de como falar em público

Além de dominar bem a língua portuguesa e o modo de expressar-se, busque mais. Por exemplo, usar o bom humor e controlar bem o seu tempo são sugestões importantíssimas. Também:

  • Tenha um discurso claro;
  • Exemplifique;
  • Naturalidade é fundamental;
  • Faça adaptações de acordo com o público;
  • Esteja conectado com a plateia;
  • Promova interações.

Com esses toques de como falar em público, ficará simples dominar seu conteúdo e expressá-lo. Ainda mais com uma preparação prévia e estudos qualificados do que você deve apresentar.

Mantenha a calma, a coerência e a naturalidade, basta ser objetivo, saber guiar a apresentação. Dessa maneira, a dinâmica criada no ambiente será suficiente para que sinta-se à vontade.

As consequências do sucesso

A melhora em como falar em público é notável, independente de onde você estiver. Isso é, mesmo que seja uma apresentação pequena ou uma palestra, terá evoluído.

Esse desenvolvimento pode ser importante para você e para sua empresa, beneficiando até em eventos. Não tem como nascer um bom comunicador, mas há como transformar-se em um.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT