QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SIPAT PARA A EMPRESA?

A SIPAT para a empresa é algo que todo mundo precisa conhecer devido a importância. Inclusive, não espere algo dar errado para descobrir isso da pior forma possível.

No dia a dia as pessoas não têm o hábito de agir de forma preventivamente. Por isso, acabam sempre apagando incêndios por negligência com situações de extrema importância. Seja para a empresa, os funcionários e a sociedade em geral.

Por isso, você encontra aqui as informações sobre a SIPAT. Bem como os detalhes que comprovam a sua importância. 

O que é a SIPAT para a empresa

SIPAT para a empresa é sigla de Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Assim, para que ela aconteça é preciso que as empresas tenham uma CIPA. Ou seja, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O papel da CIPA

É a CIPA que cuida de organizar a semana dedicada ao trabalho de conscientizar. Logo, os funcionários conhecem ações de segurança a serem desenvolvidas no ambiente corporativo.

O intuito é manter o alerta constante sobre as medidas de segurança. Por isso, é necessário demonstrar o uso correto das máquinas e entender a legislação vigente. Ou seja, todos os procedimentos de segurança.

A SIPAT para a empresa tem o papel de ser uma semana com os seguintes objetivos:

  • Conscientizar os funcionários;
  • Trabalhar a prevenção de acidentes;
  • Evitar os problemas de saúde.

É imprescindível que as pessoas compreendam a importância da SIPAT. Além de um ganho de tempo, também é benéfico para a qualidade de vida.

Com as medidas adequadas é possível minimizar os riscos de acidentes. Bem como as possibilidades de adoecimento dos funcionários pelas condições inadequadas do ambiente.

Podemos apontar vários motivos que justificam a importância da SIPAT para a empresa. Por exemplo:

  • Lembrar aos funcionários das regras de segurança que devem ser seguidas de forma detalhada;
  • Alertar para a prevenção de doenças físicas e emocionais;
  • Oferecer alternativas de cuidados com o meio ambiente;
  • Propor atitudes que possam ser adotadas para colaborar para elevar a qualidade de vida.

Como fazer uma SIPAT para a empresa conscientizar e divertir

É interessante que a CIPA planeje a SIPAT para a empresa de uma forma descontraída. Desse modo, deixando de lado uma perspectiva moralista e de cobrança. Afinal, o propósito é desenvolver os temas de forma leve e divertida.

Uma SIPAT para a empresa não deve ser maçante e nem tediosa. Aliás, isso só iria afastar as pessoas. Então, é preciso que seja alegre e que transmita a mensagem com otimismo.

É muito importante que a semana SIPAT para a empresa seja surpreendente. Além disso, a experiência deve ser marcante para os funcionários. Assim, é preciso que todos tenham consciência de que é melhor prevenir do que remediar.

Quem é a SuperSIPAT

A SuperSIPAT tem o objetivo de desenvolver eventos descontraídos no Brasil e na América Latina. Desse modo, constituiu-se como uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT.  Portanto, vale a pena conhecer ideias para SIPAT ser inesquecível, que é um ótimo começo.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT