DICAS DE GINCANAS PARA SIPAT EM 2021

Oriente funcionários sobre a prevenção de acidentes de trabalho com dicas de gincanas para SIPAT. Com isso, cria-se a conscientização de forma divertida, por meio de brincadeiras. Entenda por que escolhemos esse tipo de competição recreativa.

A resposta está na habilidade física e mental que cada equipe terá que desenvolver. Assim, a empresa não só ensinará as técnicas de trabalhos. Mas também incentiva os empregados a pensarem de forma certa nas soluções de problemas.

Desse modo, o grupo Super SIPAT desenvolve opções para essa semana dentro da sua empresa. Além disso, o conjunto de provas é uma forma leve e lúdica de ensino. Portanto, não percam as nossas sugestões de dicas de gincanas para SIPAT.

Quatro dicas de como fazer as gincanas para SIPAT

A gincana é uma competição de equipes para avaliar as capacidades de cada grupo. Em vista disso, as provas testam as habilidades mentais e físicas de cada competidor. Além do que, essa brincadeira estimula a interação e solidariedade entre os grupos. Assim sendo temos:

1° – Jogo de perguntas e respostas

Geralmente esse tipo de jogo se torna interessante após uma palestra sobre determinado tema. Então, o importante é separar as equipes e fazer perguntas sobre o conteúdo da aula. No final, a equipe que mais acertar as respostas ganha um prêmio.

2° – Ache o erro nas imagens

Interessante para testar se os funcionários estão atentos a possíveis erros nos procedimentos de trabalho. Logo, para um melhor aprendizado, peça ao trabalhador para que informe a forma correta.

3° – Acerte o preço do Equipamento de Proteção Individual

Essa é uma das dicas de gincanas para SIPAT mais utilizadas. Você deve mostrar os equipamentos para as equipes, pedindo para que falem os preços. Ao final soma-se os valores e a equipe que chegar mais perto da resposta vence.

Nesse caso mostra-se aos empregados o quanto é investido em equipamentos para segurança. Dessa forma, os colaboradores percebem o quanto são importantes.

4° – Show do Milhão da Segurança

Um dos jogos mais animados, essa atividade lembra ao jogo de perguntas e respostas. Contudo, apenas um participante da equipe responderá às perguntas. Os demais do grupo podem ajudar na resposta em uma quantidade de vezes determinada. 

Qual a importância das dicas de gincanas para SIPAT

É importante falar sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho-SIPAT. Segundo a legislação trabalhista, o evento deve ser realizado uma vez ao ano nas empresas. De certo, o objetivo é ensinar aos trabalhadores sobre os riscos referentes à sua função.

Por assim dizer, queremos contribuir com as dicas de gincanas para SIPAT. Para tanto, o objetivo é ajudar as empresas para que consigam realizar as suas atividades. Recordando que essa semana é obrigatória e educativa para os seus colaboradores.

Diante disso, trouxemos seis dicas de como realizar essa competição dentro da empresa. Lembrando, que a intenção será o aprendizado dos profissionais sobre a prevenção de acidentes de trabalho. Do mesmo modo gostaríamos de elencar os principais objetivos do SIPAT:

  • Ensinar assuntos sobre saúde e segurança do trabalho;
  • Criar uma cultura que reforce a segurança dentro e fora do serviço;
  • Orientar sobre os perigos que os funcionários correm durante o trabalho;
  • Relembrar normas e valores esquecidos;
  • Conscientizar os colaboradores sobre a prevenção de acidentes de trabalho.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT