A NR 33 é uma norma que orienta sobre as medidas de segurança em espaços confinados. Por isso, saiba qual é o seu objetivo e os novos cargos que foram incluídos. Como também, porque ela deve ser parte dos temas da SIPAT.
O que é a NR 33?
É uma norma que regula a segurança e a saúde do trabalho em espaços limitados. Ou seja, ela decreta medidas de prevenção em situações de emergência. Portanto, prevê e analisa os fatores de risco em um ambiente fechado.
Qual é o objetivo da NR 33?
O objetivo da norma é garantir a proteção do funcionário no seu local de serviço. Isto é, a empresa tem que cumprir os requisitos mínimos para revisão e controle dos riscos existentes. Então, o dever do empregador é:
- Apontar os espaços confinados;
- Identificar os riscos do espaço;
- Efetuar o seu cumprimento da norma.
O espaço confinado é uma área que não foi preparada para a ocupação de pessoas. Ou seja, é um ambiente que não possui trânsito constante. Portanto, é um local com limitações de entrada e saída. Como, também, pouca ventilação, privação ou excesso de oxigênio.
Essa norma é um alerta sobre os cuidados necessários a se adotar em locais sujeitos a acidentes. Por exemplo, os tanques, os diques, as valas, os bueiros e os dutos. Bem como, os reatores, os vasos de pressão, as casas de bombas e outras áreas de difícil acesso.
Qual o objetivo da atualização da norma?
O objetivo da atualização da norma conhecida como NR 33 resumida é aumentar sua eficiência. Por isso, em 3 de outubro de 2022 haverá mudanças importantes, para que sejam incluídas as funções do supervisor de entrada e vigia.
Função do supervisor
As competências do supervisor se baseiam em emitir e encerrar a PET. Isto é, a Permissão de Entrada de Trabalho para efetuar testes e conferir equipamentos. Ao mesmo tempo que fiscaliza o vigia e pode cancelar os procedimentos se for preciso.
Função do vigia
Já as atribuições do vigia são autorizar a entrada e controlar o número de colaboradores. Além disso, na nova NR 33 atualizada ele ficará do lado de fora. Para que possa acionar a equipe de salvamento e emergência quando for necessário.
Relação da NR 33 com a SIPAT
O cumprimento da norma não é só da empresa, mas do colaborador também. Para isso, existem os eventos da SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Desse modo, as reuniões ensinam sobre ergonomia e cuidados com a saúde no trabalho.
A atividade tem mais relação com a NR 5 do que com a NR 33. Assim, seu foco é reforçar a conscientização sobre a proteção e os riscos ocupacionais no trabalho. Enquanto isso, sua parceira guia os colaboradores para os cuidados com a segurança em locais confinados.
A importância dos treinamentos
Os treinamentos são alertas para ter atenção não só com a segurança, mas com saúde. Dessa forma, as reuniões visam o bem-estar próprio dos funcionários. Então, eles participam e aprendem os cuidados que devem ter para:
- Reduzir os acidentes de trabalho;
- Prevenir as doenças ocupacionais;
- Avaliar locais que apresentem riscos.
A Super SIPAT é uma empresa especialista no ramo. Assim, com a sua abordagem didática e interativa ela consegue passar aos colaboradores, com mais eficácia, tudo sobre a NR 33. Por isso, essa é a melhor escolha para a sua empresa.