O curso CIPA é para preparar funcionários a identificar e minimizar os riscos no trabalho. Porém, com tantas opções de cursos fica difícil escolher, por isso, aqui você encontrará informações desde o que tem nesse curso até o que você precisa fazer após terminá-lo.
Curso CIPA: o que eu preciso saber?
O objetivo do curso é instruir quanto à prevenção de acidentes, assim como preparar o profissional para entender todos os processos que envolvem a comissão. Nesse sentido, os profissionais estarão prontos para tornar o ambiente de trabalho mais seguro.
O que significa CIPA e por que é importante para as empresas?
CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e é importante para prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
Quais empresas devem constituir a CIPA?
A CIPA deve ser constituída e mantida por estabelecimentos como: empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista. Bem como órgãos da administração direta e indireta.
Como é formada a CIPA?
É formada por representantes dos empregados e empregadores que tem o objetivo de verificar as condições de trabalho dos funcionários. Do mesmo modo, a norma regulamentadora aponta quais setores econômicos necessitam da criação de uma CIPA e quantos membros devem integrá-la. Isso baseado na quantidade de funcionários que a empresa possui.
Curso CIPA: quais são os melhores do Brasil?
É interessante buscar um curso cujo conteúdo atende a NR-5 e o qual garante um certificado no final. Ainda mais, pode ser encontrado tanto no formato online como presencial. Por fim, aqui estão os 5 melhores cursos de CIPA do país:
- Shelter;
- SESI SENAI;
- Valor Crucial;
- Beta Educação;
- Portal Educação.
Tenha em mente, também, o grau de risco ao qual a sua empresa se enquadra, pois existem cursos específicos para cada um deles.
Quem é o público-alvo do curso?
O público-alvo do curso CIPA são aqueles que foram indicados para a comissão. Assim como, trabalhadores de segurança do trabalho e medicina do trabalho.
O papel do funcionário com a certificação do curso CIPA
O funcionário que adquiriu a certificação, deve empenhar-se em tornar o trabalho compatível com a preservação da vida e da saúde do trabalhador. Ou seja, ele poderá desenvolver mapas de riscos, entre outras tarefas.
Atribuições dos integrantes da comissão interna
Sua principal atribuição, no entanto, será promover, em conjunto com o SESMT, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Assim como, manter a empresa e todos os funcionários atualizados sobre as decisões tomadas.
Super SIPAT
A Super SIPAT é especialista em treinamentos para empresas para temas como treinamento funcional, saúde mental e segurança do trabalho. Então, se você precisa de um time completo e com equipamento de ponta para fazer o seu evento, você está no lugar certo. Visite o portal para conhecer os serviços disponíveis.