Fazer uma rádio SIPAT na empresa pode ser uma excelente forma de comunicação com os colaboradores, assim todos ficam por dentro das principais informações. Além disso, é possível tornar uma forma de lazer na hora da pausa do café ou almoço.
O que fazer e como organizar uma rádio SIPAT na empresa?
As empresas que desejam fazer uma rádio SIPAT precisam primeiro ter um espaço que possa ser destinado apenas para essa função. Além disso, investir em equipamentos de qualidade para que a transmissão seja boa, sendo necessários itens como:
- computador;
- microfone;
- fones de ouvido;
- mesa de som;
- internet;
- caixas de som para transmissão do programa;
- programas para edição de áudio e automatização da transmissão;
- fazer uma planilha ou tabela com os assuntos que vão abordar;
- montar um cronograma com dias e horários para a transmissão de cada assunto
Dá para encontrar de um jeito fácil os itens acima, ou ainda já ter na empresa, como a internet. Desse modo, com uma sala montada o passo seguinte para ter uma rádio em [ANO] é encontrar profissionais qualificados que façam a transmissão.
Melhores horários para passar a programação
Para passar as informações aos funcionários o ideal é que seja em momentos em que todos estejam reunidos e não atrapalhem as funções. Ou seja, momentos do dia como café da manhã, almoço, ceia, jantar ou pausa para um café.
O que falar na rádio SIPAT?
Na rádio SIPAT é possível falar de diferentes temas, ou mesmo criar quadros durante a programação para passar as informações. Assim, o importante é que todos entendam o tema e aprender sobre o que precisa fazer.
Dá para fazer podcast, passar recados e músicas, fazer momentos de reflexão, quadro de conversas com funcionários de diferentes setores ou de alertas. Ou seja, não faltam temas para SIPAT ou sobre a rotina do trabalho para que todos fiquem seguros e informados.
O ideal é que a empresa crie uma CIPA para que esses assuntos e ideias sejam discutidos e realizados na empresa. Porém, caso a empresa não tenha uma comissão formada para esses assuntos podem contar com profissionais especializados no assunto.
Conte com a Super SIPAT
As empresas que não possuem uma CIPA podem contar com a Super SIPAT para tratar de assuntos de segurança e prevenção de acidentes. Ou seja, são profissionais que passam a informação de maneira criativa e que tem muita experiência nessa área.