O Setembro Lilás é um mês muito importante do ponto de vista da saúde. O mês foi escolhido pela Associação Internacional da Doença do Alzheimer, e visa conscientizar sobre o tema. Assim, o mês de setembro pode ser o momento ideal para realizar a SIPAT.
O que é o Setembro Lilás?
O Setembro Lilás é o mês dedicado à conscientização sobre o Alzheimer e outros tipos de demência. Então, essa data é usada para falar sobre o assunto, como:
- explicar como ver os sintomas;
- a importância de procurar ajuda;
- como oferecer e buscar apoio após o diagnóstico, etc.
Qual a importância de abordar o tema do Alzheimer?
O mal de Alzheimer ainda é um tema pouco falado, tido como um certo tabu, o que pode piorar o quadro geral para as pessoas que desenvolvem a doença. Por isso, ter um mês para abordar o tema pode ser de grande ajuda para essas pessoas e suas famílias.
Quando alguém recebe o diagnóstico, ou ainda, quando alguém próximo é quem descobre que tem a doença, o medo do futuro pode ser enorme. Assim, quando já se tem um certo conhecimento sobre o assunto, pode ficar mais fácil absorver e aceitar.
Por exemplo, saber como é o tratamento, como é a evolução da doença, dentre outros dados, pode deixar a pessoa mais segura, seja para dar ou buscar apoio.
Como abordar o Setembro Lilás na SIPAT?
Para abordar o tema do Setembro Lilás na SIPAT, é preciso focar em alguns tópicos- como prevenção, diagnóstico, tratamento- e buscar maneiras de trabalhar cada um deles:
- fazer palestras sobre o assunto, se possível, com pessoas da área da saúde;
- mostrar vídeos educativos e usar outros materiais de apoio;
- explicar cada um dos sintomas e como identificá-los;
- mostrar os fatores que podem contribuir para a doença surgir e como evitá-los.
Segundo a OMS, cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência no mundo. E esse número deve chegar a 153 até 2050.
Além disso, a organização também revela que fatores como fumo, doenças do coração, pressão alta e diabetes, por exemplo, podem aumentar em até 40% as chances de doenças como o Alzheimer surgir. E essas são doenças que dá para evitar.
Importância da SIPAT para as empresas e trabalhadores
Não só para ensinar sobre o Alzheimer e outros tipos de demência, mas também para outros temas igualmente vitais, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é um evento essencial.
Nele, é possível falar de assédio moral, diálogo sobre segurança (DSS), síndrome de burnout e muitos outros temas importantes no ambiente de trabalho.
Aliás, as empresas com mais de 20 funcionários, precisam de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e são obrigadas a fazer a SIPAT todo ano.
Mas isso é mais que uma forma de evitar problemas legais. Afinal, com conversa e treino, é possível prover um local de trabalho mais suave e produtivo, o que é bom para todos.
Conte com a Super SIPAT
A Super SIPAT é uma companhia com os melhores palestrantes do Brasil e que conta com parcerias de destaque que atestam sua qualidade. Enfim, conheça o trabalho do grupo e considere-os para ministrar no seu evento.