Construindo com Segurança: Palestra sobre EPIs na Construção Civil

Construindo com Segurança: Palestra sobre EPIs na Construção Civil

O EPI construção civil é de suma importância para evitar que acidentes ocorram no trabalho e prevenir lesões a longo prazo. Por isso, fazer palestras de conscientização é uma ótima forma de educar os trabalhadores, bem como criar uma cultura de uso desses itens.

Qual é a importância de uma palestra sobre EPI construção civil?

A palestra sobre EPI construção civil é uma forma de conscientizar os funcionários acerca da importância da saúde do trabalhador, abordando temas como: 

  • prevenção de acidentes, no qual o uso dos itens de proteção são cruciais;
  • consciência dos riscos, para que todos entendam os perigos do trabalho;
  • o uso correto dos EPI’s, para quê eles servem e quando usar cada um;
  • as normas, a palestra mostra quais são as principais regulamentações do setor;
  • o impacto de lesões e danos a longo prazo, devido a vários fatores;
  • a importância de ter uma cultura de uso dos EPI’s.

Todos esses tópicos são temas de discussão no qual uma palestra irá abordar. Além disso, é o momento ideal para que todos tirem as suas dúvidas sobre segurança do trabalho, seja o líder, gestor ou responsável pela obra.

Construindo com Segurança: Palestra sobre EPIs na Construção Civil
O EPI construção civil precisa de conscientização de uso, como em palestras e no SIPAT.

Os EPIs na construção civil

Há vários EPI’s que são vitais para garantir a segurança do trabalhador, como capacetes, botas, luvas, óculos de proteção e protetor de ouvido. Em suma, são os mais comuns e que todos na área de construção devem ter.

Os itens mais específicos são para tarefas que exigem um preparo maior, como nas atividades em alturas. Nesse sentido, será incluso os cintos de segurança aos demais que o trabalhador já tem.

Há também outros equipamentos de segurança que são vitais, por exemplo, as roupas que resistem às chamas, máscaras, aventais, ferramentas isolantes e várias outras. A princípio, o uso delas irá depender do tipo de tarefa a ser feita.

Como criar uma cultura de uso do EPI construção civil?

Uma cultura de EPI construção civil requer empenho de todos da equipe, desde o líder até o mais simples dos funcionários. Em síntese, este é o primeiro passo para que o uso dos itens de segurança faça parte da rotina de trabalho.

Também vale destacar outros fatores cruciais, como treinar todo o corpo de funcionários sobre o uso dos EPI’s e os riscos das tarefas diárias. A princípio, palestras e eventos SIPAT são uma boa forma de fazer isso, pois são os programas ideais para educá-los.

A Super SIPAT

Na Super SIPAT, as palestras são bem dinâmicas e com uma boa interação com o público para ajudá-los a entender sobre os temas. Por isso, a companhia pode ser o parceiro ideal para criar uma cultura de uso diário dos EPI’s na construção civil.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT