Usar EPI trabalho em altura irá ajudar a evitar acidentes, uma vez que há muitos riscos nesse tipo de atividade. No entanto, é preciso conscientizar as pessoas sobre o uso dos itens, por isso, este artigo destaca os temas que uma palestra deve abordar.
Quais temas abordar em uma palestra sobre EPI trabalho em altura?
Uma palestra de EPI trabalho em altura deve abordar vários temas, como o uso correto dos equipamentos de proteção individual para essas condições. Todavia, este é apenas um entre vários tópicos, uma vez que é preciso dar atenção também a outras questões, como:
- os riscos e os perigos que as atividades nas alturas têm;
- as normas que regulamentam o trabalho em altura, seja local ou internacional;
- o uso correto dos EPI’s para que o trabalhador esteja apto a cumprir sua função;
- inspeção dos itens de segurança;
- os equipamentos ideais para cada tipo de altura;
- técnicas de ancoragem e a importância de fazê-la de forma segura;
- procedimento para fazer um resgate;
- a importância dos treinamentos.
Abordar tais temas em uma palestra sobre o uso de EPI’s para realizar algum tipo de tarefa nas alturas irá ajudar na conscientização do trabalhador. Contudo, é vital que o orador deste evento abra um tempo para as perguntas.
Os EPIs para trabalho em altura
Há muitos EPI’s para uma atividade nas alturas, como o cinto de segurança (ou arnês). Além disso, existem outros itens que são essenciais na proteção do trabalhador, como:
- talabarte;
- dispositivo de restrição;
- linhas de vida;
- luvas de aderência;
- botas de segurança;
- protetor de ouvido;
- óculos de proteção;
- capacete;
- equipamentos de resgate;
- sinalização de perigo.
Entre vários outros itens que são cruciais para realizar uma tarefa em grandes altitudes. No entanto, a escolha dos equipamentos de proteção deve ser com base no tipo de atividade que o trabalhador irá executar.
Como promover a cultura de uso para EPI trabalho em altura?
Promover EPI trabalho em altura no dia a dia, precisa que o líder da equipe seja o principal exemplo. Ou seja, mostrar de forma prática que o uso dos itens de proteção são vitais para a saúde do trabalhador.
Outra boa dica é treinar todos os membros de maneira regular, bem como promover palestras, SIPAT e eventos que ajudem a educá-los. Além disso, fornecer EPI’s de qualidade, bem como revisá-los é crucial para que o funcionário se sinta seguro em usá-los.
A Super SIPAT
Com a Super SIPAT, você terá palestras que irão trazer reflexão para toda a sua equipe, bem como educá-los sobre o uso dos EPI’s. Então, conte com este parceiro para ser o mentor dos seus funcionários sobre os riscos de trabalhar em alturas e a se proteger.