NR 17 – Guia Completo Atualizado 2022

NR 17

A NR 17, é uma regra do direito do trabalho muito importante e se destaca por pensar na qualidade de vida dos funcionários. Assim, garante que as chances de problemas com a saúde a longo prazo diminuam.

NR 17: Saiba do que é a norma trata

É uma norma criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é responsável por regular a ergonomia. Ou seja, serve para adequar às condições físicas e psicológicas do colaborador e evitar problemas causados pelo ambiente.

A regra define que o local tem que se adaptar para receber bem quem cumpre o serviço e não o contrário. Então, determina várias regras importantes sobre postura, temperatura, cargas individuais, iluminação e outros fatores.

É importante que as empresas e os prestadores de serviços tenham respeito para evitar problemas físicos e até fiscais. Isso porque, as questões quase sempre resultam em relações de conflitos entre os dois lados.

Os cuidados que a NR 17 exige

A norma regulamentadora 17 estabelece muitos critérios para tornar o lugar de trabalho melhor. Além disso, a análise da ergonomia também leva em conta os equipamentos e os movimentos usados para prestar os serviços.

Ela ajuda a aliar a segurança junto com a produtividade, já que os funcionários se sentem mais dispostos e saudáveis. Dessa forma, é uma das NRs mais interessantes para as indústrias e se divide em cinco partes:

  1. Cuidados com a mobília;
  2. Regras para levantar cargas;
  3. Equipamentos adequados;
  4. Ambiente de trabalho
  5. Organização.

1 – Cuidados com a mobília

Todo o lugar de serviço precisa ter os móveis certos para que a função seja bem exercida. Portanto, quem se mantém muito tempo em pé ou sentado, precisa de itens adaptados para a sua posição.

De acordo com a NR 17 os itens devem ter os tamanhos certos para auxiliar a ter uma boa postura. Assim, problemas de dores e complicações futuras não vão acontecer e a qualidade de vida será maior.

2 – Regras para levantar cargas

É uma regra que está ligada de modo direto com os aspectos da construção civil, mas também se aplica a outras áreas. Dessa forma, qualquer carga que não seja leve precisa ser carregada por quem tem treinamento, respeitando sempre os limites de cada um. 

Os esforços devem ser compatíveis com a capacidade do empregado. Ainda é importante que as empresas disponibilizem equipamentos que ajudem para que a força necessária diminua.

3 – Equipamentos adequados para cada função

A indústria precisa ceder aparelhos certos e adaptáveis para cada atividade. Ou seja, os serviços precisam de uma ferramenta adequada para funcionar bem. Assim, não coloca a saúde do colaborador em risco.

Quem trabalha muitas horas na frente do computador, por exemplo, precisa ter descansos para pés e braços. Além disso, o ajuste de luz da tela é importante para preservar a visão das pessoas.

4 – Um bom ambiente de trabalho

Este aspecto se preocupa com ruídos, temperatura e umidade relativa do ar. Isso porque, todos esses fatores causam desconforto ao trabalhador e tem capacidade de desenvolver doenças e síndromes.

5 – NR 17 e a organização

Este ponto da regra diz respeito à distribuição de turnos, intervalos regulares e horas extras. Assim, são partes protegidas pela NR 17 que garantem que as relações não sejam abusivas. 

A norma regulamentadora 17 é importante para todos os tipos de indústrias e comércios. Ela previne aspectos da saúde dos funcionários e além disso ajuda a empresa a ter trabalhadores mais focados e motivados.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT